CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Prefeito 09/05/2021 GABINETE Prefeito Rogério Soares parabeniza todas as mães pelo seu dia.

O prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Soares parabeniza todas as mães pelo dia comemorado nesse 09 de maio. Jardim de Piranhas tem mães lutadoras e guerreiras que todos os dias acordam cedo para trabalhar e levar o pão de cada dia a mesa e ainda acumulam a função de esposa e dona de casa.

Parabéns mamães.

#Prefeito 16/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Jardim de Piranhas realiza festa para entregar praça de eventos

Uma grande festa marcou a inauguração da Praça de Eventos Geocy Vale de Freitas, de Jardim de Piranhas. As bandas Feras, E2 e Arrocharme animaram a noite, marcada ainda por muita quadrilha junina estilizada. Uma multidão compareceu ao evento, aberto pelo prefeito Elídio Queiroz e prestigiada pelos familiares do homenageado.

O genro de Geocy Vale, promotor do Meio Ambiente João Batista Machado Barbosa, representando a família, agradeceu pela atenção dada ao ex-prefeito que tanto trabalhou por Jardim de Piranhas. Além dele, estiveram os filhos Emílio Castelar e Lúcia de Fátima e outros descendentes.

O prefeito Elídio Queiroz, falou da importância do espaço público para a população. Segundo ele, a Praça servirá para eventos grandes, mas também para atividades menores das escolas, grupos e equipes esportivas. "Entregamos um equipamento importantes e fizemos justiça ao homenagear Geocy, um homem que trabalhou muito por nossa cidade", disse Elídio Queiroz.

#Prefeito 12/02/2020 GABINETE PREFEITO ELÍDIO QUEIROZ CONVIDA AS AUTORIDADES MUNICIPAIS E A POPULAÇÃO EM GERAL PARA PARTICIPAR DA LEITURA DA MENSAGEM
#Prefeito 23/12/2019 GABINETE PREFEITO ELIDIO QUEIROZ DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO.
#Prefeito 23/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS Prefeito Elídio Queiroz assina Ordem de Serviço para início da pavimentação de ruas no bairro Emboca
#Prefeito 11/08/2019 GABINETE FELIZ DIA DOS PAIS
#Prefeito 18/07/2019 GABINETE PREFEITO ELIDIO QUEIROZ AO LADO DO VEREADOR NIER NICOLAU VISITAM OBRA NA COMUNIDADE ASSEMBLÉIA.

O prefeito Elidio Queiroz e o vereador Nier Nicolau visitou hoje a obra da quadra de esporte na comunidade Assembléia obra que esta em processo de finalização e em breve será entregue a comunidade.

Na oportunidade o nosso prefeito Elidio Queiroz aproveitou para visitar alguns amigos ao lado do nosso aniversariante o vereador Nier Nicolau que é filho dessa comunidade.

Parabéns vereador, saúde, paz e sucesso em sua vida.

#Prefeito 23/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PREFEITO ELÍDIO QUEIROZ DECRETA PONTO FACULTATIVO DIA 24 DE JUNHO DE 2019

O prefeito Elidio Queiroz decreta ponto facultativo amanhã, 24 de junho de 2019, em virtude dos festejos de São João.

Com exceção da unidade mista de saúde Francisca Pereira Mariz e a limpeza pública.

#Prefeito 18/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Elídio Queiroz participará de evento em celebração do DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O prefeito Elídio Queiroz recebeu convite do Governo do Estado do Rio Grande do Norte para participar do evento estadual em celebração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA com o tema: "ÁGUA, UM DIREITO HUMANO E UM BEM COMUM DA NATUREZA", ano dia 22 de MARÇO de 2019, na comunidade Barra de Santana, Zona Rural do município de Jucurutu - Território do Seridó Potiguar, local onde está sendo construída a Barragem de Oiticica.

PROGRAMAÇÃO

Data: 22/03/2019

Manhã

08h-09h:* Abertura com o Bloco do Magão e caminhada no entorno da comunidade com marchinhas de carnaval que remetem ao tema água.

09h-10h: Apresentação do grupo Trapiá Cia Teatral com a peça "CHICO JARARACA" - As histórias desse cangaceiro seridoense que entre tantos rebuliços se preocupa com a escassez hídrica no Bioma Caatinga.

10h15-11h45: Mesa de diálogo: "Fontes de água para consumo humano e produção de alimentos no semiárido Potiguar". Colaboradores: ASA Potiguar (Marcírio Lemos), SEAPAC (Damião Santos), IGARN (Francisco Caramuru), ADESE (Emidio Gonçalves), UFRN (Profa. Rebecca Luna Lucena) e Promotoria de Justiça e CAOP Meio Ambiente/MPRN (Mariana Barbalho). Diálogo com a plenária.

12h-12h40: Celebração Ecumênica sobre o tema do evento com o Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos e o pastor Anchieta Júnior de Souza da igreja evangélica Assembleia de Deus.

Tarde

13h30-15h:* Mesa de diálogo: "Água como um direito humano e um bem comum da natureza". Subtema: Agenda Hídrica do Governo do Estado para o Território do Seridó.

Colaboradores: SEAPAC (Dom Jaime), Gov. do Estado/SEMARH (Governadora Fátima Bezerra/Sec. João Maria), CBH PPA (Paulo Varela). Diálogo com a plenária.

15h: Encerramento com o grupo quilombola de forró pé de serra "Os Palitozinhos" da comunidade Furna da Onça, Caicó.

Em paralelo à programação principal teremos as seguintes atividades:

- Tendas com exposições de material informativo e de educação para a cidadania e rodas de conversa sobre as seguintes temáticas:

1) Complexo Barragem de Oiticica - Consórcio EIT/Encalso, Consórcio Solo/Penescal, KL Engenharia / SEMARH;

2) Gestão, licenças e outorgas de águas - IGARN/CBH PPA + Aquários com demonstração de peixes - DNOCS;

3) Uso racional, poluição e doenças provocadas pelo uso da água + Atendimento Básico de Saúde - CAERN/Secretaria de Saúde de Jucurutu;

4) Tecnologias de convivência com o Semiárido - SEAPAC;

5) Relações ecológicas e sanitárias da água: importância da água para os seres vivos e os riscos para a saúde humana com a poluição e contaminação da água - IFRN Campus Caicó e UFRN Campus Caicó;

6) Apresentação e degustação de produtos da terra - Massas Jucurutu / Sertão Jucurutu Laticínios.

- Exposição fotográfica "Do dano ao belo" + Projeto Água Viva, no mercado público - CAOP Meio Ambiente/MPRN

- Apresentação e degustação de produtos locais na padaria da comunidade - Massas Santana.

- Recital de poesia, versos e prosas por moradores da comunidade Barra de Santana e entorno.

- Apresentação cultural de Manoel Bonequeiro com João de Barro.

- Animação com Forró Pé de Serra.

Realização:

Governo do Estado / SEMARH / IGARN / CAERN

Movimento dos Atingidos e Atingidas pelo Construção da Barragem de Oiticica

Diocese de Caicó / SEAPAC

Prefeituras Municipais de Jucurutu / São Fernando / Jardim de Piranhas

Comitê do Piancó-Piranhas-Açu

Apoio:

Fundação Luterana de Diaconia

Consórcio EIT/Encalso

KL Engenharia

Massas Jucurutu

Massas Santana

Sertão Jucurutu Laticínios

#Prefeito 08/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Elídio Queiroz faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
#Prefeito 16/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM ANUAL

"Mensagem anual do Excelentíssimo Prefeito de Jardim de Piranhas - Sr. Elídio Araújo de Queiroz - por ocasião da abertura do ano legislativo de 2019.

Meu querido povo de Jardim de Piranhas, minhas senhoras e meus senhores, e todos que nos escutam pela internet, pela rádio FM "Vale do Piranhas "... ; A todos, boa tarde e obrigado por estarem acompanhando este momento democrático em que prestamos contas de nossa gestão.

O dever constitucional me permite, neste momento, estar aqui nesta Casa Legislativa, para apresentar as ações planejadas e executadas em nossa gestão em 2018, e como está o planejamento de nossa administração para o ano de 2019.

Antes, no entanto, é preciso dizer que a situação econômica do País ainda é delicada. Estados e Municípios esperam, com esperança, que as mudanças de governos possibilitem o reordenamento fiscal, a melhor divisão tributária e o reaquecimento da nossa economia.

Infelizmente, ainda temos 12 milhões de pessoas desempregadas no País, sinal de uma economia ainda fragilizada. Mesmo se o crescimento do Produto Interno Bruto acelerar para 2,5% ao ano, a taxa de desemprego no Brasil só deve ficar abaixo dos 10% a partir de 2021, de acordo com levantamento do Banco BTG. O que indica que é preciso ações muito mais sérias por parte de nossos governantes.

Para os municípios a situação é ainda mais complicada. As Prefeituras têm sido triplamente prejudicadas, pois a crise diminui os repasses básicos, reduz os investimentos em infraestrutura e as parcerias estaduais, já que os estados estão no vermelho e, em grande parte, não conseguem cumprir suas contrapartidas com os municípios.

Sentimos a crise, mês a mês, sempre nos perguntando, a nós mesmos, como cumpriremos os compromissos no mês seguinte. Para os senhores e senhoras terem uma ideia, o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios - o FPM - de fevereiro de 2019, veio 2,37% menor do que estávamos esperando.

No início do ano, às nossas expectativas são de " receita e repasses maiores". Pois Dependemos desses valores e dessa melhora para nos planejar com segurança para todo o ano.

Como municipalista, não só por ser prefeito, mas por ter minha relação com a Associação dos Municípios do Seridó (AMS), me uno aos movimentos nacionais em busca de alternativas para esta crise. Em abril, a Confederação Nacional dos Municípios organiza mais uma Marcha à Brasília reunindo gestores de todo os municípios. E Jardim de Piranhas vai fazer de tudo para estar presente, vamos lá exigir mais atenção para nosso município.

Esperamos que as mudanças econômicas liberais prometidas pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, tenham efeito prático e devolva aos municípios o poder de investimentos que tiveram as Prefeituras nos governos FHC e Lula.

Quando assumimos a Prefeitura de Jardim de Piranhas, em 2013, construímos boas expectativas, mas foi preciso muita força, muita mobilização e controle de nossa parte, para devolver ao município a capacidade de comprar. Em 2013, com o nome da Prefeitura no CAUC - que é o Cadastro Único de Convênios - uma espécie de SPC dos municípios inadimplentes, tivemos grandes dificuldades de fazer convênios e atividades da gestão, mas que foi tudo superado por nossa administração.

Vencemos este desafio no primeiro momento e conseguimos fazer a coisa andar. Incialmente, tivemos que dar andamento aos convênios que estavam parados, quem não se lembra da Praça de eventos, da UBS do bairro Emboca, e de vários convênios de pavimentações inacabadas, finalizar e prestar contas desses convênios, negociar dívidas, devolver recursos, enfim, foi muito trabalho para chegarmos ao Jardim que temos hoje. Há muito, Jardim de Piranhas não recebia tantos investimentos, emendas, apoio institucional e político de nossos representantes. Dados importantes e significativos que já apresentei em Leituras anteriores e que foram amplamente divulgadas por nossa assessoria de imprensa, já são destacadas em análises feitas pelo TCE RN.

Usamos nossa experiência de gestor da área privada, com auxílio de muitos nomes, com experiência no Serviço Público, para trilhar um longo caminho de resistência e realizações. No meio do caminho, fomos pegos por esta que já é considerada a maior crise econômica do Brasil e, a partir de então, nossa luta foi assegurar o básico: Serviços essenciais e salários em dia, e buscar cada vez mais fazer convênios e buscar apoio parlamentar em emendas, para que nosso município não parasse.

Acreditem, foram poucos os prefeitos no Brasil que conseguiram segurar, com mão de ferro, e ainda, realizar grandes mudanças, sem cortar na carne, sem fazer sacrifícios.

Até aqui, vencemos, porque o que não nos falta é vontade de trabalhar, de buscar apoio e de inovar naquilo que é possível. A mim, também não falta humildade de pedir ajuda, não importa, se situação ou oposição.

Não governo para meu grupo, para privilegiados. Governo para todo o povo de Jardim de Piranhas. E isso, inclui críticos e oposição. Graças à Deus, sou um homem de fé e considero todos nesta cidade, como irmãos e irmãs e, por isso, não tenho "inimigos", muito menos, "inimigos políticos".

Voltei para "Jardim para fazer amigos", estou sempre disposto e converso com todo mundo, dou atenção e faço o que está dentro de nossas possibilidades. Porque desde o início do meu mandado me considero o prefeito de toda Jardim de Piranhas.

É esse pensamento que me conduz a dizer que em 2019 e 2020, reforçarei o planejamento, realizarei adequações e ajustes em busca de qualificar ainda mais nosso trabalho.

Em 2019, iniciei autorizando o início do pagamento do 13º salário de 2019, de acordo com o mês de aniversário do servidor. Agora no dia 12/02, pagamos aos nascidos no mês de Janeiro e assim vai durante todo ano. Agradeço a Deus, pela oportunidade de fazer isso, pois exige muito controle de nossa parte e situação financeira estável, pois nos meses de maior arrecadação, terão que ser guardados os recursos para os meses de menor arrecadação e assim até o final de 2019, concluir o pagamento do 13º. de cada funcionário, sem interrupções no decorrer do ano.

Agradeço até aqui, a todos e a todas, que caminharam comigo, sou grato a cada um, e peço que continuem vestindo a nossa camisa.

Os próximos dois anos são de desafios e os que estão do meu lado precisarão estar 100% integrados, envolvidos e comprometidos.

Quero aqui mudar a imagem de que "Prefeito em 2º. Mandato não trabalha. Há muito a ser feito e vamos fazer. Quero deixar Jardim de Piranhas organizado para o próximo gestor ou gestora, para que o mesmo não venha sofrer, o que sofri, quando assumi em 2013: "foram tantas às dificuldades que jamais teria coragem de deixar uma herança tão ruim e desafiadora daquela" , pra o meu sucessor.

Passo agora, a prestar contas do nosso trabalho em 2018 e o nosso planejamento para 2019. Seguiremos com os pés no chão, embora com muita vontade de fazer mais do que está planejado, como fizemos na Saúde, onde temos investido sempre acima do que é obrigatório por lei. E esses bons números em todas às áreas de nossa administração já começam a aparecer. Recebi do TCE RN uma avaliação em que Jardim está apresentando bom desempenho em todas às áreas de governo, quando comparado aos demais municípios do RN.

No início de nossa Gestão, pela necessidade e pelos avanços tecnológicos, tivemos que iniciar uma Administração Pública moderna, que nos possibilitasse manter Convênios com diversos Ministérios do Governo Federal, como veremos no detalhamento de nossas ações:

NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

- Formação continuada dos nossos professores e capacitação de nossa equipe técnica;

- Parcerias com a FIERN, SESI e SENAI, na oferta de cursos para a população e estágios remunerados para estudantes do curso de Pedagogia, através do IEL. Fomos contemplados com a construção de uma Unidade SESI Industria do Conhecimento;

- Parceria com o Programa Estadual de Transporte Escolar - PETERN - nos possibilitou oferecer melhorias no transporte escolar para alunos da educação básica do nosso município;

- Parceria com a gloriosa Polícia Militar mantendo ativos programas como o PROERD - - Programa Educacional de Resistência as Drogas, e o Programa da Polícia Mirim;

- Cumprindo o reajuste anual do Piso Salarial dos profissionais do Magistério, pois sabemos que é um direito deles e uma obrigação, nossa.

- Garantimos promoção de professores do município, sendo 43 com progressões horizontais e 11 com progressões verticais. Com todas as dificuldades do município, fazemos o possível para cumprir o Plano de Cargo e Carreira de nossos queridos Educadores.

- Promovemos, todo mês de agosto, a Semana da Cidadania. A última teve como tema: "Interação e Inclusão para superação da violência";

- Renovamos o fardamento da Banda de Música Marcial Ricardo Rilley;

- Realizamos ainda Formação Presencial - Olímpiadas de Língua Portuguesa, onde reunimos professores, coordenadores pedagógicos e supervisores para refletir sobre os desafios, experiências, estratégias e caminhos para o Ensino da Língua Portuguesa.

- Mantemos um intercâmbio de funcionários com o governo do Estado e as prefeituras de Caicó, Serra Negra e Brejo do Cruz, contribuindo com a qualidade de vida dos profissionais que não precisam se deslocar da cidade onde residem para outra localidade;

- Realizamos encontros junto a Saúde e a Assistência Social sobre a Busca Ativa Escolar, onde visamos resgatar alunos fora da escola, afim de, reduzir o índice de evasão e distorção idade-série, pois queremos nossas crianças e jovens na Escola, se preparando para assumir o futuro do nosso município;

- Realizamos, pela primeira vez em nosso município, o Projeto "Leitura Literária na Educação Infantil e Ensino Fundamental" - Leitura na Praça, tendo como objetivo uma atividade com ações para auxiliar no fomento à formação do educando leitor, nas escolas públicas municipais de nossa rede de ensino;

- Promovemos o Natal das Crianças que participam das Salas do Atendimento Educacional Especializado, com o objetivo de proporcionar momentos de alegria, afetividade e aprendizado a todos os envolvidos no processo de desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais, equipe da Secretaria de Educação, educadores, cuidadores, pais e alunos;

- Continuamos com o apoio do psicólogo Higor Eduardo no "Grupo de Jovens Eloquentes Harmônicos" que em 2018 completou seu 3º ano de existência, que objetivo de contribuir com os temas e debates sobre um novo olhar da ADOLESCÊNCIA.

- Reafirmamos, aqui o nosso, o nosso esforço para concluirmos mais 1 Creche em nosso município - no Conjunto Habitacional José Henrique de Araújo - Bairro novo Jardim - entrada da cidade. Tivemos a obra paralisada devido a desistência por parte da Construtora, o que tivemos de respeitar, mas esta obra está sendo licitada, em 2019, e brevemente será reiniciada.

- Vamos concluir a escola 4 salas, no loteamento Floresta no Parque das Luzes;

- Estamos recuperando a quadra da Escola Monsenhor Walfredo Gurgel, compromisso esse feito junto ao Ministério da Educação. Este Convênio o Ministério da Educação é responsável pela Cobertura da Quadra e a contrapartida do município é a recuperação da quadra.

- Conclusão da Quadra de Esporte na entrada da cidade - no Conjunto Habitacional José Henrique de Araújo. Esta obra está paralisada por falta de Repasses do Ministério da Educação.

Enquanto, Eu, Prefeito Municipal e Ália Eine, Secretária Municipal de Educação, vamos continuar mantendo um bom diálogo com todos os profissionais da Educação com o objetivo de vencermos os desafios que virão durante o ano em prol da melhoria de nossa Educação.

NA SECRETARIA DE SAÚDE

A Saúde e a Educação, todos sabem, que sempre foi nossa prioridade de Governo, até porque foi promessa minha de Campanha, priorizar a Saúde e a Educação em meu município. Graças à Deus, avançamos muito nessas duas áreas:

Em 2013, tínhamos um 1 PSF, e hoje existe 6, todos em funcionamento. Manter os serviços básicos já seria uma grande ação de governo. Mas, sempre conseguimos fazer mais, e inovar em várias áreas, fato esse já comprovado em análise feita pelo TCE RN, que comprovam o sucesso de nossas ações nessas 2 áreas:

Todas nossas ações estão voltadas para a Atenção Básica, a Média e Alta complexidade:

Na Atenção Básica:

Foram desenvolvidos vários programas com objetivo de possibilitar o controle e avaliação de resultados, tais como:

- Controle de Hipertensão e Diabetes,

- Na saúde da Mulher (pré-natal, detecção precoce de câncer ginecológico e mama, planejamento familiar),

- Na Saúde da Criança (puericultura, imunizações e vigilância ao recém-nascido de risco),

- Controle da Tuberculose e Hanseníase, Saúde Mental, ações de controle de dengue, Controle das ISTs /HIV e AIDS (orientação, coleta de exame e apoio sorológico), manejo do tabagismo, saúde do idoso e apoio social.

- Conseguimos 1 emenda de 250 mil com o Deputado Federal Fábio farias, onde adquirimos 2 veículos tipo Pick cabine dupla e equipamentos para as unidades de saúde;

- Conseguimos mais 2 emenda com o Deputado Federal Fábio Farias: uma R$ 147.500,00 para comprar equipamentos para as unidades básicas de saúde: Rx odontológico, ultrassom odontológico, oxigênio para todos os PSFs e outros equipamentos necessários para essas unidades de saúde; uma outra de 110 mil para instalar ar condicionados em todos os setores dos PSFs, como também computadores e tablets para os profissionais;

- Conseguimos com o Ministério da Saúde uma emenda de 125 mil para a construção de uma academia de saúde que será construída na Praça da Igreja Matriz.

Na Média Complexidade:

Foram realizados 6.632 exames num valor total de R$ 469.554,23, custeados pelo Fundo Municipal de Saúde, Entre eles:

(Colonoscopia, Catarata , Mamografia, Ultassonografias, Endoscopia, Tratamento de infarto, Parto normal, Parto cesáreo, Histerectomias, Tratamento de AVC, Audiometria tonal, Acompanhamento e tratamento Glaucoma, Ecocardiografia, Prótese Dentária, Bolsa de colostomia, RX , Atendimentos de fisioterapia)

- Exames laboratoriais realizados no Hospital Geral Francisca Pereira Mariz: 22.664

- Exames laboratoriais realizados em Caicó e Natal: 3.518

- Visitas domiciliares de profissionais de Nível médio ( Agentes de Combate as Endemias e técnicos de enfermagem): 40.978

- Realizados 6 Ciclos de combate ao Aedes Aegypti em todos os bairros do Município;

- A Saúde municipal conseguiu atingir todas às metas das campanhas de vacinação no ano 2018 (campanha contra a pólio e sarampo, contra a Influenza, Campanha Antirábica);

- Visitas Domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde: 44.828

- Consultas médicas básicas: 17.429

- Consultas de enfermagem: 6.764

- Consultas de odontologia: 7.086

- Consultas médicas especializadas: 1.523

- Conseguimos com a Senadora Fátima Bezerra e agora Governadora do RN, uma emenda de R$ 200 mil para aquisição de um aparelho de RX digital, que em breve será inaugurado e entregue a toda população, no Hospital Geral Francisca Pereira Mariz;

- Conseguimos 3 ambulâncias: 2 já estão no município, e a outra chegará nos próximos dias: as 2 primeiras, emenda do Deputado Estadual Nélter Queiróz e a terceira ambulância, emenda do Deputado Federal Betinho Rosado;

- Conseguimos também com o deputado Fábio Farias, uma emenda de 190 mil que será utilizada para adquirir um veículo de transporte adaptado para cadeirantes para realizar viagens de longa distância;

Na Alta Complexidade:

- Foram ofertados diversos procedimentos na alta complexidade num valor total de R$ 967.928,43, tais como: (Ressonância Magnética, Tomografia, Densitometria, Cintilografia, Litotripsia, Quimioterapia, Radioterapia, Hemodiálise e Cateterismo cardíaco).

- Atendimento de urgência no Hospital geral Francisca Pereira Mariz : 33.840, Internações hospitalares: 319

- Internações hospitalares fora do município: 966 a um custo de R$ 934.633,75

137 Cirurgias custeadas pela Secretaria Municipal de Saúde num total financeiro de R$ 219.599,26 no ano de 2018

311 viagens e transportou 2.971 pacientes

- Firmamos convênio com o consórcio de saúde - COPIRN, aumentando significantemente a oferta de exames e consultas;

- Ampliamos a coleta seletiva do lixo hospitalar;

- As Equipes da Estratégia Saúde da Família passaram por uma avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-PMAQ AB, onde fomos contemplados com um repasse financeiro mensal para 5 equipes.

- Adquirimos Tablets para uso dos Agentes Comunitários de Saúde, facilitando bastante o processo de trabalho dos mesmos;

- Implantamos o Mutirão do Bem, onde foram ofertados diversos atendimentos e serviços especializados a população da zona rural. Parceria da SMS e Escola Multicamp de Caicó-Curso de medicina.

- Realizamos campanhas, mensalmente, enfocando-as cores:

Janeiro Branco-Saúde Mental; Fevereiro Colorido-Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis-IST; Março : Campanha de vacinação contra a Influenza; Maio: Luta contra o abuso e a exploração sexual, contra crianças e adolescentes; Junho Violeta- Combate a violência contra os idosos; Agosto Dourado- Amamentação saudável e Campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo; Setembro Amarelo- Combate ao suicídio; Outubro Rosa- Combate ao Câncer de mama; Novembro Azul- Prevenção ao câncer de próstata; Dezembro Vermelho- AIDS;

- Fortaleceu-se o Programa Saúde na Escola (PSE), onde foram ofertadas ações de promoção à saúde e prevenção as doenças, abordando 12 temas para 11 escolas municipais e estaduais participantes do Programa. O atendimento é realizado através de equipe multiprofissional do NASF e Estratégia Saúde da Família, abrangendo algo em torno de 2.400 alunos;

METAS PARA 2019

- Pleitear junto ao Ministério da saúde a construção de quatro Unidades Básicas tipo 1, através do Programa Requalifica UBS;

- Implantar a 7ª Equipe da Estratégia Saúde da Família situada no Conjunto Habitacional José Henrique de Araújo;

- Implantar uma sede para o Apoio da Equipe da zona Rural na Comunidade Timbaubinha;

- Implantação de um Centros de Atenção Psicossocial-CAPS 1;

- Implantação de um Centro Especializado de Odontologia-CEO,

- Implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas UBS. Com a informatização destas os usuários do SUS passam a ter os registros de atendimento arquivados eletronicamente, bem como, as informações dos registros dos atendimentos feitos pelos profissionais da saúde são enviadas em tempo real para a base do Ministério da Saúde mantendo um sincronismo entre o município e Governo Federal;

- Reestruturar a Atenção Primária à Saúde (APS) no município e ampliar o percentual da população atendida por Equipes de Saúde da Família

- Fortalecer, monitorar e avaliar a Atenção Primária, com vistas à implantação de Redes de Atenção à Saúde (RAS) e o fortalecimento do SUS.

- Através dessas ações, a SMS espera ampliar o acesso à saúde; reduzir o tempo de espera para consultas; aumentar a capacidade de resolução de problemas de saúde; diminuir os encaminhamentos desnecessários; aprimorar os serviços prestados; melhorar a qualidade de vida da população, bem como os indicadores de saúde dos Jardinenses.

NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria Municipal do Trabalho, de Habitação e de Assistência Social manteve a parceria como SENAI e ofertou os cursos: (Auto-maquiagem; Culinária Light e Diet; Design de Sobrancelhas.)

Através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS foi executado:

- Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF: reiniciou-se o grupo de Gestantes, trabalhando temáticas como: direitos da gestante e do bebê, qualidade de vida, programas sociais, importância do pré-natal, violência contra a mulher, dentre outros;

Foram realizados atendimentos individuais e coletivos, visitas domiciliares, encaminhamentos, concessão de Benefícios eventuais, emissão da carteira do idoso, palestras e ações de prevenção e enfretamento a situações de riscos e vulnerabilidades, programas sociais ofertados no município. Promoveu-se amostra cultural com a participação de todos os usuários dos programas e serviços ofertados;

O Programa Criança Feliz atendeu 100 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e Beneficio de Prestação Continuada, através de visitas domiciliares, rodas de conversas sobre os serviços ofertados no CRAS, promoção de eventos alusivos a datas comemorativas como dia das mães, dos pais, São João, 7 de setembro e natal.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo atendeu 479 usuários entre crianças, adolescentes e idosos. Foram promovidas, junto aos usuários programas, palestras, campanhas e várias ações, como, por exemplo:

(Combate ao trabalho infantil; Combate e prevenção ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil; Prevenção ao bullying; Prevenção a violência contra a pessoa idosa, os cuidados e prevenção ao meio ambiente, cultura nordestina, família, e ainda promoção de eventos alusivos a datas comemorativas).

Em relação ao Programa Cadastro Único e Bolsa Família, do Governo Federal, o município disponibilizou equipe para atendimento através de visitas domiciliares, promoveu, com apoio do Governo Federal, capacitação técnica in loco, e encaminhou técnicos municipais para capacitações ofertadas pelo Estado;

Na Proteção Especial, apesar de não termos o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, o município ofertou atendimento a famílias e indivíduos em situação de riscos e direitos violados, através do Técnico de Referência;

Em parceria com o Governo Estadual, o município oferta o Programa do Leite, atendendo 518 famílias, 400 atendidas com leite bovino e 118 com leite caprino;

Tivemos ainda nossa 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Conselho de Direito da Criança e do Adolescente com todo apoio da SEMTHAS, na ocasião participaram cerca de 137 crianças e adolescentes.

NA SECRETARIA DE AGRICULTURA

- Mantivemos o Abastecimento de Água com Carro-Pipa em todas as Comunidades Rurais do Município;

- Realizamos a Operação e Manutenção das Adutoras das Comunidades Rurais: Assembleia, Cachoeirinha, Flores, Lagoa Rachada e Góis. Inclusive com a compra de 2 bombas hidráulicas para melhorar o funcionamento;

- Recuperamos e realizamos manutenção de todas as Estradas Vicinais do Município EM 2018, com uso de Máquinas Retroescavadeira e Motoniveladora;

- Oferecemos corte de terra para agricultores, num total de 3.450 horas , E EM 2019 vamos superar esse número;

- Entregamos aos agricultores 2.834 quilos de sementes de Feijão, Milho e Sorgo em parceria com o Governo do Estado, através da EMATER;

- Em parceria com o Governo Federal e Governo Estadual viabilizamos o pagamento do Seguro Safra para os Agricultores selecionados pelo Estado;

- Realizamos serviços de declaração do ITR para os proprietários rurais na sede da secretaria no período de Agosto a Setembro de 2018;

- Fizemos a entrega de Títulos de posse de Terra à Agricultores locais em parceria com SEARA;

Construímos 62 Cisternas para famílias da zona Rural do Município;

- Em parceria com a EMATER, conseguimos multiplicar os procedimentos de emissão de DAPs;

Inauguramos o Programa "Palmas para Jardim", que distribuiu 8 mil raquetes de palma forrageira para famílias da zona rural, beneficiando 200 famílias;

- Realizamos campanhas Educativas, bem como cadastro de vacinas da Aftosa, em parceria com o IDIARN, contribuindo para a saúde dos animais;

- Garantimos o controle no Abatedouro Público, por meio G.T.A., assegurando boa procedência dos animais evitando doenças e contaminações; tendo um acompanhamento do Médico Veterinário;

- Aquisição de uma P.C.D (Plataforma de Coleta de Dados) em parceria com Governo do Estado. Este sistema fornece informações meteorológicas, como Índices de chuvas com rapidez e eficiência.

Em 2019, convidamos a todos os agricultores para renovar suas procurações junto a CONAB, para que eles futuramente possam receber suas sementes aqui mesmo na Secretaria de Agricultura do Município.

NA SECRETARIA DE OBRAS

A cada dia nos esforçamos para manter os serviços básicos e essenciais de limpeza e manutenção da cidade, garantindo a todos, uma cidade limpa e organizada. Para isso, contamos com o apoio de todos.

- Realizamos manutenção da iluminação publica, com revisão de pelo menos 30 postes, todos os meses;

- Realizamos esgotamento de fossas sépticas numa média de 780 ao ano;

- Mantivemos a coleta de lixo domestico realizada diariamente..

- Realizamos a retirada de 130 carradas de entulho por mês.

- Mantivemos a coleta de lixo industrial (buchas de tear, retalho de tecidos etc...)

- A retirada de podas de arvores, realizada diariamente;

- A limpeza e revitalização dos cemitérios públicos;

- Instalação de luminárias públicas no sítio Timbaúbinha;

- Recuperação de açudes na zona rural;

- Em 2019, Continuamos com um enorme desafio de calçar nossas ruas. Este trabalho é fundamental para garantir qualidade de vida ao nosso povo.

- Até o final de 2018, já tínhamos mais de 65 ruas calçadas em meu governo, e em 2019, estão previstos a conclusão de muitas outras;

Vamos iniciar os novos convênios, firmados em 2018 e 2019, tais como:

- Convênio com a SUDENE, no valor de 250 mil, emenda da Senadora Zenaide Maia - o convênio já foi assinado - e beneficiará às Ruas Severino Germano Cavalcante, Augusto Gomes Cavalcante, no Bairro Santa Cecília;

- Calçamento do Emboca, Iniciando pelas Ruas Cícero Joaquim da Costa, Manoel Antônio da Silva, obra já iniciada;

- 2 Convênios com a União; um no valor de 225 mil, e um outro de 246 mil, que beneficiará às Ruas Adonias Delmiro e trecho da Rua Ana de barros (Rua da Madeireira) - A licitação já se encontra em andamento;

- 2 Convênios com o Estado RN, através da Secretaria de Infra Estrutura do RN, no valor de R$ 110 mil cada um, Emendas do Deputado Nelter Querioz e Vivaldo Costa. Estes projetos estão em processo de análise e aprovação pela equipe Técnica da Secretaria de infraestrutura do RN.

- Convênio com a Funasa que construirá as adutoras dos Sítios: Flores, Parte do Braz Três Riachos;

Estão previstas a conclusão em 2019. As seguintes obras:

- O Mercado público - Emenda do Deputado Federal João Maia, através da SUDENE;

- A creche pro-infância, A escola de 2 salas e a escola 4 salas;

- Iremos recuperar o nosso açougue público, que adaptado irá receber os quiosques da Av. Plínio Saldanha, que será reaberta para o trênsito de pessoas e de veículos ;

- Recuperação do Ginásio Municipal;

- A Biblioteca do SESI - Indústria do Conhecimento que é um centro multimeio, contendo biblioteca com mais 2.000 títulos, DVDteca, CDteca, gibiteca e internet onde a população terá acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa;

- Quadra Comunitária do Sítio Assembléia;

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE:

- Jardim de Piranhas, juntamente com os demais municípios do Seridó, faz parte do Consórcio Público Municipal De Resíduos Sólidos do Seridó;

- Através de assinatura de TAC - entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do RN, Ministério Público do Trabalho, IDEMA E IBAMA, assinado em 2018, o município de Jardim de Piranhas se comprometeu junto à esses órgãos governamentais a transformação do Lixão em aterro controlado, iniciar a coleta Seletiva de Resíduos sólidos na Cidade e a Criação da Cooperativa de Catadores;

NO ESPORTE:

- Fizemos a entrega de material esportivo como, bolas, redes de voleibol, coletes e disponibilizamos transporte para às equipes participarem em diversos eventos esportivos dentro e fora de nossa cidade;

- Realizamos o torneio de futsal, torneio do trabalhador com 16 equipes no total de 100 atletas inscritos;

- Torneio de blocos de futsal com 18 equipes 120 atletas inscritos;

- Torneio rural no sitio juazeiro com 10 equipes 130 atletas inscritos;

- Torneio no sitio flores, com 9 equipes 140 atletas inscritos;

- Realizamos a copa jardim que teve o total apoio da secretaria de esporte com 12 equipes 240 atletas inscritos;

- No seridosão de campo, apoiamos os dois clubes da cidade, com transporte e inscrições, como também, o projeto PSV do professor Tico, com material esportivo e transporte para os atletas;

- Tivemos a jornada esportiva com varias modalidades: como estilingue, maratona, futsal feminino e masculino, jiu-jitsu, basquete, torneio das categorias de base do PSV sub 6, 7, 9, 13, 15 e 17. Onde tivemos mais de 400 atletas inscritos;

Portanto, amigos e amigas, senhores e senhoras autoridades, o que apresentei aqui foi um resumo do que realizamos em 2018. Um percurso de grande trabalho, mas de muita satisfação. Tudo que pode ser feito, dentro das condições fiscais e legais, para melhorar este município está sendo feito.

Nossa missão é fazer uma gestão forte e ousada. Claro que as circunstâncias - já ditas aqui mais de uma vez - tentam nos limitar, mas continuamos cheios de gás e vontade.

Muitas vezes, situações tentam nos desmotivar, mas no minuto seguinte, já estamos com a mão na massa. Porque o que não me falta é coragem de lutar e de trabalhar pelo meu povo.

Com a ajuda dessa casa Legislativa, do nosso amigo Gutemberg Dantas de Queiróz, presidente desta Câmara, dos nossos secretários e da população, resistiremos à todas dificuldades e manteremos esta cidade no rumo certo, porque sempre é tempo de recomeçar.

Para isso, volto a dizer, preciso de gente 100% comprometida do meu lado, não para trabalhar para mim, mas para trabalhar para o meu povo, povo esse, que muito amo e que merece todo o nosso esforço e cuidado.

Que Nossa Senhora dos Aflitos nos permita ter um bom inverno este ano, que ajude os novos governos a acharem o caminho certo para que possam nos ajudar a vencer as batalhas diárias. Que nos dê saúde e motivos para acordar sorrindo todos os dias.

Obrigado a todos pela atenção, e que Deus nos abençoe.

Elídio Araújo de Queiróz

Prefeito Municipal

#Prefeito 14/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO LEITURA ANUAL - CONVITE
#Prefeito 14/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Elídio Queiroz encaminha à Câmara Municipal projeto de lei que atualiza piso salarial dos ACS e ACE

O prefeito Elídio Queiroz encaminhou nesta quinta-feira (14) para a Câmara de Vereadores do município, um Projeto de Lei que atualiza o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate as Endemias, em conformidade com a Lei Federal n.º 13.708, de 14 de agosto de 2018. O objetivo é conceder o piso salarial profissional aos referidos servidores, alterando o disposto na Lei Municipal n.º 767/2014. O projeto segue agora para análise dos vereadores.

O prefeito está otimista em relação a aceitação tendo em vista que é um pleito justo e sua aprovação demonstrará o interesse mútuo do executivo e legislativo em reconhecer e valorizar esses profissionais da saúde do nosso município.

#Prefeito 13/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Elídio Queiroz participa da possa da nova diretoria da EMATER

O prefeito Elídio Queiroz foi convidado a participar da posse da nova diretoria da Emater. O gestor do nosso município viajou a capital do Estado para prestigiar o evento nesta terça-feira (12). A chefia do órgão agora está sob a responsabilidade do agrônomo César Oliveira, acompanhado por Franki Souza (diretor administrativo-financeiro) e Silvana Patrícia (diretora técnica). A Emater é responsável por importantes políticas de apoio ao desenvolvimento da agricultura no Rio Grande do Norte.

#Prefeito 22/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Feliz Natal!
#Prefeito 22/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Elídio Queiroz fará leitura anual nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores
#Prefeito 15/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elidio Queiroz parabeniza todas as mães de Jardim de Piranhas
#Prefeito 24/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elidio Queiroz fez a leitura da mensagem anual nesta quinta feira em Jardim de Piranhas

O prefeito de Jardim de Piranhas Elidio Queiroz fez a leitura da mensagem anual na tarde desta quinta feira (23) na câmara municipal de vereadores. Com o plenário lotado, Elidio prestou contas de seu trabalho referente ao ano de 2016 e fez uma previsão de outros trabalhos que serão realizados neste ano de 2017, entre eles muitas ruas pavimentadas, manutenção e ampliação de serviços na área da saúde e conclusão de obras paralisadas por falta de recurso no município.

Durante a mensagem Elidio agradeceu aos gestores que o antecederam do ano 2000 até a sua entrada como prefeito do município em 2012, reconheceu a ajuda que cada deu para que a cidade chegasse aonde está.

Mesmo com tantas dificuldades enfrentadas por gestores de todo país, Elidio vem conseguindo fazer com que o município de Jardim de Piranhas mantenha o ritmo de crescimento. O pagamento de servidores em dia é uma das conquistas que prefeito vem conseguindo realizar.

Postado por PMJP às 07:3

#Prefeito 29/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elidio Queiroz pede mais emprenho da policia militar em Jardim de Piranhas

O prefeito de Jardim de Piranhas Elídio Queiroz garantiu em audiência pública na manhã desta quinta feira (27) na câmara de vereadores, que o prédio onde funcionará a delegacia civil estará pronto na primeira semana de maio.

O prefeito que sempre garantiu apoio a policia militar pediu ao comandante da 5ª CIPM mais esforço para tentar evitar surpresas. "Mesmo reconhecendo o trabalho da policia em Jardim de Piranhas, gostaria que nesse momento a policia pudesse se esforçar mais, para garantir o mínimo de tranquilidade para a população jardinense". Pediu o prefeito.

A audiência era para tratar sobre a segurança publica do município de Jardim de Piranhas.

#Prefeito 22/02/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elidio Queiroz cancela leitura da mensagem depois da morte de funcionário publico

O prefeito de Jardim de Piranhas Elidio Queiroz resolveu cancelar leitura da mensagem anual que seria realizada hoje (18), depois da morte do funcionário público Edivan Cavalcanti Leite, ocorrido no inicio da tarde desta quinta feira. A leitura da mensagem anual será realizada na próxima quinta feira dia 25.

Elidio externou a solidariedade a família e lamenta a morte do conterrâneo.

#Prefeito 18/02/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Mensagem de Elídio Queiroz abrirá trabalhos do legislativo de Jardim de Piranhas nesta quinta

O prefeito Elídio Queiroz fará nesta quinta-feira (18), às 17h, no plenário da Câmara de Vereadores de Jardim de Piranhas a leitura da sua mensagem anual, abrindo assim os trabalhos do legislativo em 2016.

Nos últimos três anos, Elídio não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida da população nos segmentos saúde, educação, segurança, dentre outros diversos pilares sociais e econômicos que estarão relatados na sua mensagem.

#Prefeito 15/02/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elidio Queiroz fará leitura da mensagem nesta quinta feira (18) em Jardim de Piranhas

A abertura do ano legislativo jardinense terá início nesta quinta feira 18 de fevereiro, as 17 horas, com a leitura da mensagem anual feita pelo prefeito Elidio Queiróz (PSD).

Na mensagem Elidio fará um balanço do que foi feito na sua administração no ano de 2015 e o que pretende fazer para o ano de 2016.

Estarão presentes vereadores e secretários municipais e a população jardinense que sempre lota o plenário da câmara na abertura dos trabalhos legislativos.

#Prefeito 01/01/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Elidio Queiroz deseja a todos um feliz ano novo
#Prefeito 26/12/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elidio Queiroz deseja Feliz Natal aos jardinenses
#Prefeito 08/10/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elidio recebe relatório da 5ª Conferência de Saúde

O prefeito Elídio Queiroz recebeu o relatório final da 5ª Conferência Municipal de Saúde que discutiu melhorias para a Saúde de Jardim de Piranhas. A conferência aconteceu no mês de maio no município, que trabalhou o tema "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas" e onde foram escolhidos delegados para o evento estadual que acontecerá de 27 a 29 de outubro.

#Prefeito 21/09/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elídio participou hoje de encontro que apresentou plano de enfrentamento à seca

O prefeito de Jardim de Piranhas Elídio Queiroz participou nesta segunda-feira (21), junto com outros vários prefeitos, de uma reunião com o governador Robinson Faria, em Natal. Na oportunidade foi apresentado o plano de enfrentamento à seca, já que o estado vive um verdadeiro colapso de água. Em Jardim de Piranhas, a administração de Elídio já vem em parceria com a CAERN amenizando um pouco da situação da falta de água e agora receberá um novo plano do Governo para intensificar ainda mais o trabalho.

#Prefeito 09/08/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elidio Queiroz parabeniza todos os pais de Jardim de Piranhas
#Prefeito 01/08/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito de Jardim de Piranhas participa da Feirinha de Sant'Ana de Caicó

O prefeito de Jardim de Piranhas Elídio Queiroz participa da tradicional Feirinha de Santana nesta quinta-feira (30) em Caicó. Elídio que recebeu recentemente o título de cidadania do município, agora se torna mais um filho da terra, onde ele construiu um leque de amizades.

" Sant'Ana não é só a padroeira de Caicó e sim de todo o Seridó. Como um bom sertanejo, eu também sou devoto da avó de Jesus que renova a fé dos que rogam por dias melhores. Nesta terra que eu também aprendi a chamar de minha é que me reúno aos filhos para nos confraternizarmos e degustarmos da nossa culinária que hoje é conhecida nacionalmente pelo seu sabor inigualável" disse o prefeito de Jardim de Piranhas.

#Prefeito 27/07/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Elídio Queiroz recebe título de cidadão caicoense

O prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, recebeu nesta sexta-feira, 24, o título de cidadão caicoense. A homenagem foi proposta pelo vereador Alex Dantas durante solenidade de homenagens da Câmara Municipal realizada no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN.

Elídio é natural de Jardim de Piranhas, com grande história em Recife (PE), onde se tornou um empresário de sucesso do ramo supermercadista.

Eleito prefeito de Jardim em 2012, recentemente assumiu a Associação dos Municípios do Seridó (AMS). Elídio Queiroz agradeceu a honraria que para ele significa muito. "Eu já me sentia caicoense porque por aqui também passa a minha vida, mas agora como cidadão, de fato e de direito, eu me considero uma pessoa muito privilegiada", completou.

www.jardimdepiranhas.rn.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 00:51:06