CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas e Vigilância Sanitária realizará Dia D de Vacinação antirrábica. Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas e Vigilância Sanitária realizará Dia D da Campanha de Vacinação antirrábica
#Saúde 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE C O M U N I C A D O

.

#Saúde 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZA “DIA D” PARA TESTE DE COVID-19

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste Sábado (20/11), a partir das 08:00hs, o "Dia D" para Testagem em Massa para Investigação da COVID-19 - Teste rápido - Antígeno.

A ação tem como objetivo contribuir para redução da transmissão da doença a partir da detecção de novos casos, o resultado do exame ficará pronto dentro de 15 a 20 minutos, viabilizando o diagnóstico precoce para o vírus SARS - CoV-2.

Lembrando a todos que levem o cartão do SUS e CPF.

Serão dois pontos de apoio fixo:

- Praça Plínio Saldanha;

- Quadra da Feira Livre.

#SMS #PMJP #Covid #Juntossokosmaisfortes

#Saúde 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONVOCAÇÃO VACINA JARDIM

A secretaria Municipal de saúde convoca a população jardinenses a participarem do "Dia D" para completar o esquema de vacinação.

#Saúde 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA AÇÃO DO OUTUBRO ROSA NAS COMUNIDADES RURAIS

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta Semana mais ações da campanha  “Outubro Rosa”, desta vez no ESF Campo da Paz, na zona rural do município e em outras comunidades, como a Barra de Baixo e Timbaubinha . Foram realizados vários atendimentos, solicitações de mamografias e várias orientações sobre os cuidados da saúde da mulher.
Várias ações da campanha do “Outubro Rosa” estão sendo realizadas em todos os postos de saúde espalhados pela cidade e zona rural. O melhor remédio é a prevenção.

#SMS #PMJP #juntossomosmaisfortes

#Saúde 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA “OUTUBRO ROSA” EM JARDIM DE PIRANHAS FINALIZA AÇÕES COM SALDO POSITIVO

Chegaram ao fim as ações da Campanha do Outubro Rosa da Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Saúde. Durante o mês de outubro, as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) promoveram ações para conscientização das mulheres sobre o câncer de mama. Foram realizadas coletas de preventivo, avaliação das mamas, testes rápidos de DST's, USG Mamária, atendimentos odontológicos, exames de rotina, recreações alusivas à campanha e sorteio de brindes.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu realizar nas ações: 252 Mamografias, 185 Preventivos, 227 USG Mamária, 56 Atendimentos Odontológicos, 45 Testes rápidos de DST's e 116 Exames de rotina. Tudo isso, resultando num saldo positivo avaliado pela Secretaria Municipal de Saúde.

"A campanha finaliza, porém, orientamos a todas as mulheres a continuarem buscando os serviços de saúde em qualquer período para investigação e prevenção do câncer, continuem se cuidando e se utilizando dos nossos equipamentos de saúde disponíveis no nosso município", disse a secretária da pasta, Zezé Soares.

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZA AÇÃO DO OUTUBRO ROSA NO ESF EMBOCA

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta Quarta Feira (27/10) mais uma ação do Outubro Rosa, desta vez no ESF Emboca. Foram realizados vários atendimentos, solicitações de mamografias e várias orientações sobre os cuidados da saúde da mulher.

Várias ações da campanha do "Outubro Rosa" estão sendo realizadas em todos os postos de saúde espalhados pela cidade e zona rural. O melhor remédio é a prevenção.

#SMS #PMJP #juntossomosmaisfortes

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZA AÇÃO DO OUTUBRO ROSA.

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta Terça Feira (26/10) mais uma ação do Outubro Rosa, desta vez nos ESF Santa Cecília e no ESF Parque das Luzes. Foram realizados vários atendimentos, solicitações de mamografia e várias orientações sobre os cuidados da saúde da mulher. Além disso, várias recreações alusivas à campanha do "Outubro Rosa" e sorteios de brindes para as mulheres assistidas pelos postos de saúde.

Várias ações da campanha do "Outubro Rosa" estão sendo realizadas em todos os postos de saúde espalhados pela cidade e zona rural. O melhor remédio é a prevenção.

#SMS #PMJP #juntossomosmaisfortes

#Saúde 30/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE, O TRABALHO NÃO PARA

A prefeitura de Jardim de Piranhas através da secretaria de saúde não tem medido esforços para ajudar a população. Nessa quinta feira 29, várias pessoas se deslocaram para a cidade de Pau dos Ferros onde foram realizados procedimentos cardiológicos como ecocardiograma, holter e mapa.

O prefeito Rogério tem se esforçado para conseguir sempre mais para saúde do município, convênios e parcerias foram feitos com outras cidades para conseguir oferecer o melhor a população.

#Saúde 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGOSTO DOURADO, MÊS DEDICADO AO INCENTIVO À AMAMENTAÇÃO.

Na semana da amamentação a secretaria de saúde de Jardim de Piranhas junto à apoiadores estará oferecendo um mini curso especial para gestantes com o tema: "Protegendo a Amamentação: uma responsabilidade de todos!".

Amamentação é um direito da mãe e da criança mas, é também uma responsabilidade compartilhada por todos nós envolvidos, seja pela mãe que amamenta seu filho, pela família que apoia, pelos profissionais da saúde que cuidam e orientam, pelas instituições que incentivam, e todos que encorajam essas mulheres durante todo o processo. É responsabilidade de todos incentivar quem amamenta, fortalecendo a amamentação e com isso reduzirmos doenças e contribuirmos para saúde de mulheres e crianças que se beneficiam.

Vagas limitadas! Inscrições com seu agente comunitário de saúde.

Data: 06 de agosto às 07:30hs

Local: Câmara de Vereadores.

#Saúde 03/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia D de vacinação contra a Influenza

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas conseguiu através de muito esforço em equipe fazer uma vacinação recorde neste sábado dia 02, no mutirão de vacinação contra a Influenza que aconteceu no CAP, foram 1.150 pessoas vacinadas, entre crianças e adultos.

"Vários profissionais de saúde estavam envolvidos nesse mutirão e o resultado foi muito positivo". Disse Zezé Soares, secretária de saúde do município.

#Saúde 15/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA D DE VACINÇÃO CAMPANHA CONTRA A COVID-19

A Secretaria de Saude de Jardim de Piranhas vai vacinar nesta quarta feira 16, pessoas sem comorbidades de 50 a 59 anos, a ação acontecerá em multirão de vacina no Clube Atlético Piranhas - CAP.

IMPORTANTE:

- Quem estiver notificados ou com resultado positivo para COVID-19 não

poderá tomar a vacina nesta data, como também quem teve COVID-19

recentemente precisa aguardar o prazo de 4 semanas após a alta,

posteriormente procure o seu agente de saúde para o agendamento.

- Se tiver sido vacinado contra INFLUENZA ou outra vacina, aguardar o

prazo de 15 após para aplicação da vacina contra COVID-19;

- Se tiver na faixa etária de 50 a 59 anos e já foi vacinado por pertencer a

algum grupo prioritário não será necessário comparecer;

- Levar o CPF, Documento de identificação (com foto), Cartão de vacina;

- Será obrigatório o cadastro no RN+VACINA;

- USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA.

#Saúde 29/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA D CAMPANHA CONTRA A COVID-19 Na manhã deste sábado a Secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas reuniu profissionais para aplicação da segunda dose da Coronavac para idosos que estavam com a vacinação atrasada. O dia D está acontecendo no clube CAP um local espaçoso que possibilita um distanciamento entre todas as pessoas envolvidas.
A vacina é a esperança da vida.
#Saúde 16/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Municipio de Jardim de Piranhas adere a Frente Nacional de Prefeitos para aquisição de vacina

Municipio de Jardim de Piranhas adere a Frente Nacional de Prefeitos para aquisição de vacina

CONSIDERANDO que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do artigo 196 da Constituição da República;

CONSIDERANDO a necessidade de adoção de medidas para preservar e assegurar a manutenção da saúde e da segurança da população o município de Jardim De Piranhas aderiu a Frente Nacional de Prefeitos no consorcio para aquisição de Vacinas, o mesmo encontra-se aberto a novas adesões e estende-se até dia 19 do corrente mês.
Na certeza de cumprirmos com o nosso dever estamos sempre em busca de melhorias a toda a população do município.

#Saúde 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 4 de Fevereiro, dia mundial de combate ao cãncer

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

#Saúde 13/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agente comunitária de saúde, foi a primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19 em J. Piranhas.

A agente comunitária de saúde, Maria Daluz de Oliveira, foi a primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19 em Jardim de Piranhas-RN, a servidora municipal tem 60 anos de idade e mais de 20 anos dedicados ao serviço público.

A vacina foi dada no Centro de Saúde na manhã desta quarta-feira 20.

Nessa primeira fase, 97 pessoas serão vacinadas no município, de acordo com o planejamento estadual de vacinação.

#Saúde 28/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas, se reúne com comissão da SESAP/RN para discutir enfrentamento ao covid-19 O Secretario Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas, Luciano Saraiva, juntamente com sua equipe receberam ontem, 27, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica  - SESAP-RN Alessandra Lucchesi, a gerente da IV URSAP Cordélia Maria e a técnica da Vigilância Epidemiológica da IV URSAP - Gisane Oliveira, para uma reunião técnica, onde foram avaliados dados de enfrentamento ao Covid-19.
O coordenador de Saúde George Pereira, fez a apresentação dos dados aos técnicos da SESAP/RN para que eles possam orientar onde o município pode melhorar as medidas adotadas para o combate ao coronavírus em nosso município com o apoio institucional da SESAP/RN.
#Saúde 29/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN abre vagas na área da saúde.

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas - RN liberou novo processo seletivo com a finalidade de contratar profissionais para atuarem no combate à COVID-19.

Os profissionais interessados em participar deste seletivo devem realizar suas inscrições, exclusivamente de forma presencial, no período de 25 de junho a 01 de julho de 2020, das 07h às 11h, na sede da Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN, que está localizada na Avenida Governador Dix-Sept Rosado, nº 144, no centro da cidade.

5 vagas para técnico de enfermagem com salário de R$ 1.045.00

5 vagas para enfermeiro com salário de R$ 1.920.00

No momento da inscrição, será preciso apresentar os seguintes documentos:

Ficha de Inscrição devidamente preenchida (vide anexo I do edital) e Curriculum Vitae/experiência profissional em envelope A4, acompanhado da comprovação dos dados informados (vide anexo III do edital);

Original e cópia de documento de Identificação;

Original e cópia do CPF;

Original e cópia do certificado de conclusão escolar e/ou Histórico Escolar e Registro no Conselho de Classe, quando for o caso;

Original e cópia do comprovante de endereço;

Original e cópia do título de eleitor e quitação eleitoral;

Original e cópia do certificado de regularidade militar ou carteira de reservista, para candidatos do sexo masculino.

#Administração 26/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA INFORMATIVA SOBRE O COVID-19 A secretaria de saúde juntamente com a vigilância epidemiológica vem através desta, prestar esclarecimentos acerca do caso confirmado de COVID-19, do Paciente natural de Jardim de Piranhas - RN e que reside em Caicó - RN. O mesmo deu entrada no serviço de saúde no município de Caicó - RN, onde foi realizado exame para COVID-19, testando POSITIVO. Diante esse quadro e com notícias de que o cidadão sem saber que estava com coronavírus (pois estava assintomático) circulou em Jardim de Piranhas no dia 24 de Abril de 2020, viemos ALERTAR as pessoas que tiveram contato com ele para ficar em ISOLAMENTO DOMICILIAR por 14 DIAS.
Caso alguém tenha mantido contato com o mesmo e apresente SINTOMAS LEVES COMO: GRIPE, RESFRIADO COM BOM ESTADO GERAL, poderá entrar em contato com o TELEATENDIMENTO - 9 9687-5512, para maiores esclarecimentos. Havendo piora do seu quadro clínico como: CANSAÇO, DISPNEIA ACENTUADA, deverá procurar o serviço de saúde imediatamente.
Vale salientar que não existe até esta data CASO SUSPEITO, nem tão pouco CONFIRMADO no município de Jardim de Piranhas - RN. 
Reforçamos a importância do cumprimento do isolamento domiciliar e que seja RIGOROSAMENTE cumprido, enfatizamos quanto à importância de o isolamento ser uma das medidas necessária no tocante à propagação desta pandemia. Destacamos ainda a importância do distanciamento social, como também medidas gerais de prevenção que envolve etiqueta respiratória, higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, usar máscaras, e em casos de aparecimento de sintomas respiratórios, procurar imediatamente o serviço de saúde.
Estamos cumprindo com todas as medidas protocoladas pelo Ministério da Saúde, no intuito de impedir a propagação deste vírus.
#Desenvolvimento 02/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS SE REÚNE PARA MONTAR ESTRATÉGIA DE COMBATE CONTRA O CORONAVIRUS
#Saúde 19/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA INFORMATIVA SOBRE O CORONAVÍRUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas, vem informar que em concordância com o Decreto estadual nº 29.512,

13 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19),

no ambito do Estado do Rio Grande do Norte, estaremos atendendo a população nos próximos 30 dias de maneira reduzida,

evitando assim a aglomeração de usuários nas unidades básicas de saúde e hospital municipal. Porém, manteremos os atendimentos

essenciais e de urgência/emergência para que não haja prejuízo à população. Contudo,segundo recomendação do CRO/RN,

os atendimentos de odontologia devem se restringir apenas a urgência e emergência.

Pedimos também a colaboração de todos os cidadãos, que só procurem os Estabelecimentos de Saúde se realmente houver necessidade

imediata. As medidas visam diminuir significativamente a aglomeração, no intuito de reduzir as chances de transmissão do coronavírus (COVID-19),

entre pessoas em atendimento nas referidas unidades. Tais medidas começam a vigorar a partir desta publicação.

#Administração 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE QUARENTENA / ISOLAMENTO SOCIAL NESSA QUARENTENA EVITE AGLOMERAÇÕES, PROTEJA-SE
#Saúde 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN, através da secretaria de saúde informa que a notícia que está sendo veiculada pelas redes sociais sobre a presença de caso COVID-19 (coronavírus), no Hospital municipal é falsa. Os moradores devem ficar atentos às informações e seguir as medidas preventivas do Ministério da Saúde.

#Saúde 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS
#Saúde 03/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Nota de esclarecimento.

A Prefeitura de Jardim de Piranhas vem, respeitosamente, explicar à sociedade jardinense o ocorrido na sexta-feira, 28 de fevereiro, quando parte do Hospital Geral Francisca Pereira Mariz foi tomado por infiltrações causadas pela chuva.

A Prefeitura lamenta o incidente e assegura que o problema já está sendo solucionado. Infelizmente, no dia do ocorrido, a estrutura antiga do prédio não suportou o grande volume de chuva, ocasionando essas infiltrações. Imediatamente, a Prefeitura deu início à substituição de todo o teto danificado, interrompendo as infiltrações, mesmo com a continuidade das chuvas, devolvendo normalidade a este espaço público.

#Saúde 22/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Secretaria de Saúde através das equipes da Estratégia saúde da família realizaram várias ações de prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis-ISTs

Durante essa semana que se inicia o carnaval. Foram realizadas ações nas UBS como rodas de conversas e finalizando no dia de ontem com a ação denominada Calçada Amiga, onde foram ofertados testes rápidos de sífilis e HIV como também orientações sobre o tema e distribuição de preservativos . As citadas ações se deram em vários pontos da cidade.

Envolvendo algo em torno de 50 profissionais, alçando um número bastante expressivo da população.

#Saúde 14/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SÁBADO SERÁ O DIA "D" DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO EM JARDIM DE PIRANHAS
#Saúde 18/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JARDIM DE PIRANHAS SE FAZ PRESENTE NO XV CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO RN

Com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde (MS), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN) realiza o XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN, no período de 17 a 18 de dezembro de 2019. Conta com a participação efetiva do município de Jardim de Piranhas. Quem representará o município no evento é o secretário de Saúde, Luciano Saraiva e o Coordenador da Atenção Primária á Saúde, George Pereira. Com o tema central "30 anos de COSEMS e seus reflexos no SUS do RN", o evento acontece no Hotel Vila do Mar, na Via Costeira, em Natal, e terá como público-alvo os secretários de e técnicos dos 167 municípios potiguares.

O Congresso tem o objetivo de proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de discussões, ajudando na tomada de decisões da gestão do SUS no âmbito dos municípios norte-rio-grandenses e fortalecendo políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas.

#Saúde 11/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TODOS CONTRA A AIDS: PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS, DÁ INÍCIO À CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO.

A Secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas, realizou nesta terça-feira, 11,

palestras e exames de testes rápidos para o HIV/AIDS e outras

doenças sexualmente transmissíveis (HEPATITE B, E, C e SIFÍLIS).

A ação aconteceu no Hospital Geral Francisca Pereira Mariz e contou com o apoio da equipe do ESF II - Santa Cecília.

#Saúde 27/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO EM JARDIM DE PIRANHAS

O dia D de Vacinação contra o sarampo acontecerá neste sábado, 30 de Novembro, e poderão ser vacinadas as pessoas de 20 a 29 anos de idade.

Observação: Não esquecer do Cartão de vacina e cartão do SUS.

Unidades de funcionamento:

Centro de Saúde USF I

Santo Amaro USF IV

Parque das Luzes USF VI

#Saúde 07/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS INAUGURA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA SANTO AMARO

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã do dia 06 de novembro do corrente ano, a reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) IV - Santo Amaro. Iniciou-se com a benção realizada pelo Padre Edson Medeiros e coffee break.

O evento contou com a presença de algumas autoridades, como o vice-prefeito Reginaldo Rodrigues (Nana), os vereadores: Gute, Júnior e João Dantas, o secretário de saúde Luciano Saraiva e o coordenador de atenção básica George Pereira.

Também estavam presentes todos os profissionais que compõem o quadro funcional da referida unidade, profissionais de outras unidades e usuários do SUS.

Agora, o novo espaço da USF IV conta com: recepção, consultórios médico, de enfermagem e odontológico, sala de vacina, farmácia, sala de curativo, sala para os agentes comunitário de saúde (ACS), copa, banheiros. O espaço mais amplo visa prestar uma assistência de melhor qualidade à comunidade.

#Saúde 04/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZA REUNIAO PARA DISCUTIR A CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE

A secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas realizou na tarde desta quarta-feira, 30, com os Agentes Comunitários de Saúde uma importante reunião que teve como pauta a capacitação para os funcionários, saúde do trabalhador em geral e melhorias nas condições de trabalho.

O secretário ouviu de forma individualizada as dificuldades enfrentadas por cada Agente de Saúde.

Na oportunidade aproveitou para parabenizar todos os ACS, pelo trabalho exemplar, feito com muita dedicação e responsabilidade, atendendo diariamente nos lares de nosso município, sempre levando e fazendo o melhor a todos. Destacou Luciano Saraiva-Secretário de Saúde.

#Saúde 02/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS DA INÍCIO Á CAMPANHA NOVEMBRO AZUL. TODOS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA.
#Saúde 01/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZAM ENCERRAMENTO CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A secretaria municipal Saúde juntamente com a de Assistência Social, realisaram o encerramento da campanha Outubro Rosa

Com uma ação com o grupo de idosos reencontro. Ouve Palestra com a enfermeira Thaynne Morgana, falando sobre a prevenção do câncer de mama, auto exames, atividade física com os educadores Whatles e Leandro Silva, depoimento com a nossa idosa Bibiu, falando sobre a descoberta do câncer, e seu tratamento e a cura.

Para animar o evento tivemos kaline Silva, xaulim, Najara e Cleide Guedes.

#Saúde 31/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZOU EXAMES DE ENDOSCOPIA REALIZADAS NO HOSPITAL GERAL FRANCISCA PEREIRA MARIZ
#Saúde 27/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZA O DIA D DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Jardim de Piranhas mobilizou toda a sua estrutura de saúde nesta semana para o dia D contra o câncer de mama. Mais de 300 mulheres foram atendidas em todas as unidades da Estratégia Saúde da Família.

O prefeito Elídio Queiroz e o secretário de Saúde, Luciano Saraiva, acompanharam os atendimentos e destacaram o empenho das equipes para este dia tão importante contra um dos problemas mais sérios enfrentados pelas mulheres.

?"O Outubro Rosa é um movimento internacional importante contra o câncer e nós temos enorme responsabilidade com esta campanha, não apenas neste período. Nossas equipes da Estratégia estão preparadas para orientar a quem precisar durante todo o ano. Pedimos às mulheres que não guardem preocupação e que, no primeiro sinal, procurem nossas unidades" reforça Elídio Queiroz.

#Saúde 24/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS PROMOVEM O DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO.

A Secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas realizou neste sabado, 19, o dia D de vacinação contra o sarampo em jardim de Piranhas, a vacinação aconteceu durante todo o dia nas unidades de saúde; unidade 1centro de saúde, unidade 2 do bairro Sant. Cecília e unidade 6 do bairro parque das luzes.

As unidades foram escolhidas pelo número de crianças a serém vacinadas

O público alvo da campanha era de 6 meses a menor de 5 anos de idade

Também foram feitas atividades como, mesas com pinturas, distribuição de doces, balões e a visita do personagem Ze Gotinha.

#Saúde 21/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS FRANCISCA PEREIRA MARIZ, ADQUIRI VÁRIOS EQUIPAMENTOS.

O Hospital Geral Francisca Pereira Mariz, adquiriu vários equipamentos, dentre os quais destacamos: ar condicionado, camas hospitalares, colchões, equipamentos para o laboratório, etc... "todos esses equipamentos servirá para melhor atender a população de Jardim de Piranhas e consequentemente proporcionar o bem-estar dos mesmos, enfatizou Emanuel Paiva diretor administrativo do HGFPM.

#Saúde 18/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS PARABENIZA TODOS AS MÉDICOS PELA PASSAGEM DO SEU DIA

Hoje é dia de agradecer àqueles que têm a missão de cuidar da nossa saúde. Todo o nosso respeito, agradecimento e reconhecimento aos médicos do Brasil e em especial, aos do nosso município.

Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeito Elidio Queiroz.

#Saúde 16/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO
#Saúde 07/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS ENTREGA CARRO ADAPTADO PARA PACIENTES.

O prefeito Elídio Queiroz

entregar à população de Jardim de Piranhas um veículo adaptado para pacientes com deficiência. A van com capacidade para 13 pessoas veio equipado com elevador para cadeiras de rodas que também facilita o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

Conquistado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Fábio Faria, o veículo vai possibilitar melhoria na qualidade do transporte dos pacientes que são encaminhados pela Prefeitura para atendimento de média e alta complexidade em Caicó e Natal. Segundo a secretária de Saúde, Nildefran Sales Nogueira, com esta aquisição, a Prefeitura poderá dispor de dois veículos realizando este trabalho.

Prioridade na gestão Elídio Queiroz desde o primeiro mandato, a Saúde de Jardim de Piranhas tem apresentado avanços significativos, desde a melhoria na estrutura física dos equipamentos até na qualidade dos índices dos serviços. Apesar das dificuldades financeiras atravessadas pelos municípios, a gestão tem se esforçado para que o setor continue recebendo este tipo de investimento.

#Saúde 01/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JARDIM DE PIRANHAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA
#Saúde 11/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 10 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
#Saúde 08/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS LANÇA A CAMPANHA JULHO LARANJA CONTRA AS ANEMIAS
#Saúde 27/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICÍPAl DE JARDIM DE PIRANHAS REALIZOU HOJE O ENCERRAMENTO DA CAMPANHA JUNHO VERMELHO CONTRA O CÂNCER BUCAL

Aconteceu ontem, 27, o encerramento da campanha Junho vermelho contra o câncer bucal.

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas através da Secretaria de Saúde realizou o evento na praça Plínio Saldanha com quase 40 profissionais envolvidos entre médicos e agentes de saúde, na ocasião foram feitas várias avaliações bucais e orientações sobre o assunto.

#Saúde 14/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE ENTREGA KITS DE FARDAMENTOS E MATERIAL DE CONSUMO PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.
#Saúde 18/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GRUPO REENCONTRO RECEBE VACINAÇÃO CONTA H1N1

Começou no dia, 10 de abril de 2019, a campanha de vacinação contra a gripe. A principio, os postos de saúde distribuirão dosses da vacina até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.

Em Jardim de Piranhas o objetivo é de vacinar mais de 4 mil pessoas até o final da campanha e já foi atingido um percentual de mais de 70% dessa meta.

Os grupos prioritários são crianças com idade entre 6 meses e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde e professores de escolas públicas e privadas que estejam em salas de aula.

A escolha, de acordo com o ministério da saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

Nessa quinta-feira, 16, os idosos do grupo Reencotro foi imunizado contra o vírus da gripe.

#Saúde 31/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de saúde de Jardim de Piranhas recebem capacitação durante o Março Lilás

As Enfermeiras Thainne Morgana (ESF 1) e Karine Dantas Alves (ESF 4) ministraram palestras visando a capacitação de agentes de saúde e técnicas das equipes de saúde. As profissionais falaram sobre prevenções, doenças, HPV, e deram orientações sobre como fazer as mulheres realizarem seus preventivos. O evento ocorreu na última sexta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e fez parte das ações do Março Lilás - Mês de prevenção do câncer do colo do útero.

#Saúde 29/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas realiza pré-conferências municipais de saúde

Na última terça-feira (26) deram início a realização das pré-conferências municipais de saúde de Jardim de Piranhas. As primeiras foram realizadas no Hospital Municipal e no ESF V Campo da Paz. Nelas, além de discutir e encaminhar proposições sobre o Direito à Saúde, os princípios do SUS e seu financiamento, serão eleitos 04 delegados(as) em cada representando seus bairros para a Conferência Magna Municipal, a qual será realizada dia 10 de abril.

Os conferencistas que participaram do evento são residentes do programa de residência multiprofissional em atenção básica da ufrn/emcm de Caicó Frankly Eudes Sousa Martins, Maria Helena de Araújo Santos, Maria Luiza Araújo Fernandes e Francisco Vinícius Ferreira Gomes.

As programação geral das conferências é a seguinte:

- 26/03 | Horário 8h | Local: ESF V Campo da Paz | Conferencista: residentes UFRN

- 26/03 | Horário 14h | Local: Hospital/VISA | Conferencista: residentes UFRN

- 01/04 | Horário 8h | Local: ESF III Edília Aurea | Conferencista: residentes UFRN

- 01/04 | Horário 8h | Local: ESF VI Parque das Luzes | Conferencista: George Pereira

- 01/04 | Horário 14h | Local: ESF IV Santo Amaro | Conferencista: residentes UFRN

- 01/04 | Horário 14h | Local: ESF II Santa Cecília | Conferencista: George Pereira

- 03/04 | Horário 8h | Local: ESF I Centro | Conferencista: George Pereira

#Saúde 24/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza semana de ações alusivas ao MARÇO LILÁS

Secretaria Municipal de Saúde coordena durante toda a semana, diversas ações alusivas ao MARÇO LILÁS - mês de conscientização e combate ao câncer de colo do útero. Confira a programação:

CALENDÁRIO DE AÇÕES

DIA: 25/03

Manhã:

Ação: Mutirão de coleta de citopatológico e rodas de conversas na sala de espera da UBS

Local : Unidade Básica de Saúde IV- Santo Amaro

Responsável: Equipe da Estratégia Saúde da Família IV e Fonoaudiólogo do NASF

Tarde:

Ação: Mesa redonda no Programa de Eila Fernandes

Local: Rádio FM Vale do Piranhas

Responsável: Enfermeira da ESF I-Centro de Saúde e Assistente Social do NASF

Dia: 26/03

Manhã e tarde:

Ação: Mutirão de coleta de citopatológico e rodas de conversas na sala de espera das UBS

Local : Unidade Básica de Saúde,I-Centro de Saúde, II-Santa Cecília, III-Adília Aurea, IV- Santo Amaro e V-Campo da Paz.

Responsável: Equipes da Estratégia Saúde da Família e profissionais do NASF.

Dia: 27/03

Manhã e tarde:

Ação: Mutirão de coleta de citopatológico e rodas de conversas na sala de espera das UBS

Local : Unidade Básica de Saúde II-Santa Cecília e III-Adília Aurea.

Responsável: Equipes da Estratégia Saúde da Família e profissionais do NASF.

Dia: 28/03

Manhã e tarde:

Ação: Mutirão de coleta de citopatológico e roda de conversa na sala de espera da UBS

Local : Unidade Básica de Saúde I-Centro de Saúde.

Responsável: Equipe da Estratégia Saúde da Família I e profissionais do NASF.

Dia: 29/03

Tarde :

Ação: Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem das UBS

Tema: Câncer do colo do útero e sua prevenção

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Jardim de Piranhas

Responsável: Enfermeiras das UBS I-Centro de Saúde e IV-Santa Cecília

#Saúde 21/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 21 de março | Dia Internacional da Síndrome de Down
#Saúde 15/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de saúde recebem material de trabalho

A secretária de Saúde de Jardim de Piranhas, Cristieli Queiroz, entregou essa semana um novo lote de materiais de trabalho para os agentes de saúde do município. A garantia de condições de trabalho aos profissionais da saúde no município é um compromisso da gestão municipal - prefeito Elídio Queiroz.

#Saúde 03/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Jardim de Piranhas é contemplado com NOVA AMBULÂNCIA

Nessa quinta-feira (07) o prefeito Elídio Queiroz recebeu uma novíssima ambulância. O veículo que servirá a população chegou ao município através de uma emenda do deputado federal Beto Rosado e fruto de requerimento do vereador Mardem Estevam.

#Saúde 02/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas realizou campanha FEVEREIRO COLORIDO

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas, através das ESF e os profissionais envolvidos, realizaram a campanha FEVEREIRO COLORIDO que ocorreu no período de 15 à 28 de fevereiro de 2019. Foram realizadas diversas ações pelas ESF tais como: rodas de conversa com usuários sobre as ISTs e também sobre a importância do uso de preservativos; palestras educativas na Escola Monsenhor Walfredo Gurgel com os alunos das turmas do 8° e 9° ano sobre os seguintes temas: Saúde sexual reprodutiva, Principais ISTs, Doenças na cavidade bucal e Gravidez na adolescência. As ações foram realizadas por vários profissionais: Enfermeira da ESF III, Enfermeira da ESF IV, Dentista e ASB da ESF III, Dentista e ASB da ESF IV.

No dia 27/02/19, às 13h, foi realizado palestra com o tema: Fevereiro Colorido - Prevenção de Sífilis, Aids e Gravidez para os alunos do turno vespertino da Escola Estadual Amaro Cavalcante de Jardim de Piranhas-RN. Esta Atividade Educativa foi realizada por profissionais das Estratégias de Saúde da Família I (Centro de Saúde), VI (Parque das Luzes) e NASF. Sendo os profissionais responsáveis os Cirurgiões-Dentistas Dra. Magna Queiroz e Dr. João Paulo, a enfermeira Dra. Maria José, Auxiliares de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde das ESF I e VI, além da assistente social e fisioterapeuta do NASF. Cerca de 30 adolescentes participaram da Atividade Educativa. No final da palestra foram distribuídos preservativos e escovas dentárias aos adolescentes.

A unidade de saúde da família ESF IV - Santo Amaro realizou ações em prol da conscientização e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis assim como gravidez na adolescência. As mobilizações ocorreram nas indústrias têxteis (fábricas de pano de prato e fábricas de redes), na unidade de saúde, na academia e na casa de drinks do bairro, visando abranger o máximo de público alvo possível. Foram realizadas palestras informativas e distribuição de preservativos. As equipes envolvidas contavam com enfermeira (Karine), técnica de enfermagem (Daguia), as ACS Simone, Maiara, e Maria dos Aflitos em conjunto com o dentista Júlio e sua Assistente Bucal Maria Suerda. A equipe também deu apoio a ESF III (Emboca), através de palestras direcionadas aos jovens/adolescentes da Escola Walfredo Gurgel nas turmas de 8ª e 9ª ano turnos matutino e vespertino

#Saúde 12/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas abraça a campanha Fevereiro Colorido

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A prefeitura de Jardim de Piranhas através da secretaria municipal de saúde realiza a campanha de prevenção durante todo o mês de fevereiro.

#Saúde 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas na campanha do Fevereiro Roxo
#Saúde 17/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS realiza ações do Janeiro Branco
#Saúde 21/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de Jardim de Piranhas realiza ações no Dezembro Vermelho

Durante todo o mês de dezembro, o município de Jardim de Piranhas estará realizando diversas ações alusivas ao Dezembro Vermelho. Na semana passada, vários profissionais da saúde do município como enfermeiros(as), agentes comunitários de saúde e profissionais do ESF e NASF visitaram academias, UBS, casas de drinks e o restaurante popular para realizar ações de educação em saúde, entrega de camisinhas, panfletagem e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Foram desenvolvidas ações também na praça Plínio Saldanha com realização de testes rápidos, glicemia, verificação de pressão arterial, entrega de preservativos e panfletagem.

#Saúde 30/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas realiza a Semana de mobilização de combate às arboviroses

Diante do aumento dos casos de dengue em nossa região observou-se a necessidade de conscientização e prevenção através de ações que poderão contribuir para amenizar a proliferação de mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas através da secretaria de saúde, seguiram a instrução do Ministério da Saúde para realização da Semana Nacional de mobilização de Combate às Arboviroses. As atividades desenvolvidas têm como principal objetivo conscientizar os munícipes que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.

No dia 27 de novembro de 2018, foram realizadas algumas atividades no município de Jardim de Piranhas na 5ª Companhia de Polícia independente de Polícia Militar, na Escola Estadual Amaro Cavalcanti, e nos Estabelecimentos Comerciais, entre elas rodas de conversas, fixação de cartazes educativos, reuniões com alunos da rede de ensino estadual com orientações educativas de combate ao vetor, além de panfletagem nas vias públicas.

#Saúde 16/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas no Novembro Azul

A Prefeitura de Jardim de Piranhas, através da secretaria municipal de saúde, unidades de saúde e profissionais da área, deram início às atividades do Novembro Azul, mês de conscientização para os cuidados com a saúde masculina. O tema da campanha este ano é ‘Saúde Integral do Homem', em que nas atividades estão sendo abordados, além do câncer de próstata, os cuidados com infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes e outras doenças.

Estão sendo realizadas rodas de conversa e salas de espera sobre assuntos relacionados à saúde do homem; avaliações de saúde (antropometria, hipertensão arterial, glicemia); testagem de HIV e sífilis e orientações sobre como prevenir as infecções sexualmente transmissíveis etc. As ações acontecem em vários locais diferentes durante todo o mês. Essa semana, profissionais da Estratégia Saúde da Família, NASF e Agentes Comunitários de Saúde realizaram atividades na igreja evangélica Assembléia de Deus, na praça Plínio Saldanha, no centro da cidade, no clube CAP (ação direcionada aos idosos), nas unidades básicas de saúde da zona urbana e na UBS da comunidade Campo da Paz, na zona rural, além das áreas onde há concentração de atividades físicas na cidade. As ações tem continuidade nos próximos dias e se estendem até o fim do mês.

#Saúde 18/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 18 de outubro - Dia do Médico
#Saúde 01/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas realiza semana dedicada a prevenção do câncer de mama

Confira a programação dedicada a semana de prevenção ao câncer de mama, uma realização da prefeitura municipal de Jardim de Piranhas através da Secretaria Municipal de Saúde:

Dia 15 de outubro de 2018- Segunda- Feira

- 7:30 e 11:hs abertura da programação com mesa redonda na rádio vale FM

- Responsáveis: Enfermeira e Agente Comunitário de Saúde da Estratégia Saúde da Família VI, usuária da Estratégia Saúde da Família VI.

Dia 16 de outubro de 2018- Terça- Feira

- 8h00 às 11h00: Tenda Rosa, com ações de prevenção à saúde, serviços de Verificação de Pressão Arterial, Glicemia, Antropometria, distribuição de folders. Registro fotográfico na moldura de prevenção;

- Responsáveis: Profissionais da Estratégia Saúde da Família e Gestão da secretaria de saúde

- Local: Rua Gevacy de Freitas (Lateral do Shopping Borges)

- Bate Papo sobre Fatores de Proteção e Fatores de risco nas lojas do centro;

- Responsáveis: Profissionais da Estratégia Saúde da Família e Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF

- 13h00 às 17h00: Realização de ações nas UBS: exames de citológicos, auto-exames das mamas, distribuição de preservativos, material educativo e um café da tarde;

- Responsáveis: Profissionais da Estratégia Saúde da Família

- Local: Unidades Básicas de Saúde

Dia 17 de outubro de 2018- Quarta- Feira

- 7h30 às 11h00 e 13:h00 às 17:h00: Bate Papo sobre Fatores de Proteção e Fatores de risco;

- Responsáveis: Profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF

- Local: Escola Estadual Professor Amaro Cavalcante

Dia 18 de outubro de 2018- Quinta- Feira

- 09h00 às 11h00: 18/10 Palestra sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero para o Grupo de idosos;

- Responsáveis: Profissionais da Estratégia Saúde da Família

- Local: Clube CAP

- 17h30 às 19h00: Corrida rosa com premiação

- Responsáveis: Educador Físico do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF

- Local: Pista de cooper da Praça da igreja matriz de Nossa Senhora dos Aflitos.

#Saúde 29/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação conjunta entre secretarias capacita profissionais para desenvolverem ações de prevenção do suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas coordenou no último dia 25 nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, uma capacitação de profissionais das secretarias de SAÚDE, EDUCAÇÃO e a SEMTHAS - CRAS. A ação conjunta entre as secretarias foi coordenada pelo psicólogo do NASF, o psicólogo da Secretaria de Educação e a assistente social do CRAS.

O objetivo da capacitação é criar uma rede de assistência a saúde para lidar com a prevenção do suicídio. Foi discutido uma proposta interdisciplinar de apoio, atenção e vigilância em cuidado psicosocial para os usuários que necessitem de amparo com relação a temática do suicídio debatida na campanha do Setembro Amarelo. Nesta primeira capacitação, foram trabalhados os mitos e verdades acerca do tema e assumido um compromisso com os atores do município para a criação de um protocolo de vigilância em Saúde Mental. Um avanço para a Ação Social, Educação e Saúde de Jardim de Piranhas.

Participaram da ação os profissionais da atenção básica do município com as categorias dos enfermeiros, diretores de unidade e ACS, representantes dos serviços da secretaria de ação social como o Centro de Convivência e o Cras e representantes da educação que lidam com o setor de Educação Inclusiva. Contamos também com a presença da Secretária de Saúde, Alia Clara.

#Saúde 07/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha SETEMBRO AMARELO
#Saúde 05/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da saúde levam MUTIRÃO DO BEM a moradores da zona rural de Jardim de Piranhas

Estudantes do curso de medicina da UFRN, equipe Estratégia Saúde da Família e Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, com apoio e coordenação da Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas e demais profissionais da saúde do município, realizaram uma ação denominada MUTIRÃO DO BEM, que levou atendimento especializado e diversos serviços aos moradores da zona rural do município. A comunidade Campo da Paz foi a escolhida para a realização dessa primeira ação conjunta.

Foram ofertados diversos serviços como: palestras educativas, triagem P.A., GHT, IMC, consultas médicas, testes rápidos, exames clínicos das mamas, coleta de preventivo, pré-natal e planejamento familiar. Dentre os profissionais que prestaram atendimentos especializados a população estavam: Médico, Enfermeiro, Farmacêutico, Assistente Social, Odontólogo, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Doutorando de Medicina, Agentes Comunitários de Saúde e demais colaboradores.

A próxima ação será realizada na comunidade Santa Cruz em data ainda a ser marcada.

Fotos: Edna Araújo

#Saúde 03/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas atinge meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo

Jardim de Piranhas atinge meta de vacinação da campanha contra a poliomielite e o sarampo, estipulada pelo Ministério da Saúde. O município ultrapassou 95% de crianças vacinadas com idade entre 1 a menores de 6 anos. Parabéns a todos!!!

#Saúde 29/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas.

O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.

As pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.

O uso constante do tabaco pode causar dependência em virtude da presença de nicotina, que, além de todos os malefícios já descritos, é capaz de causar dependência similar àquela provocada pela cocaína. Isso faz com que parar de fumar torne-se um grande problema, que pode até mesmo não ter solução. Para aqueles que pretendem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional.

#Saúde 27/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agosto Dourado - 10 benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê

Estudos mostram que a amamentação traz benefícios físicos e emocionais tanto para o bebê como para a mulher. A secretaria municipal de saúde de Jardim de Piranhas desenvolve ações durante o Agosto Dourado, para lembrar o quanto o leite materno pode fazer diferença na vida da criança, estimulando as mães a praticarem esse gesto de amor e esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema. Se você quer saber tudo o que seu bebê ganha a cada mamada, veja os benefícios que os especialistas destacam.

Para o bebê

1 - O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida;

2 - Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;

3 - A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;

4 - Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver diabetes tipo II;

5 - Crianças que tiveram amamentação exclusiva até os seis meses tiveram 3 pontos em média a mais em testes de QI

Para mães

1 - A amamentação reduz a depressão pós-parto;

2 - O leite materno é acessível;

3 - A amamentação ajuda no controle da natalidade (tem uma taxa de proteção de 98% nos primeiros seis meses);

4 - Tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário;

5 - A amamentação reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

#Saúde 26/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia ‘D' da campanha de vacinação contra a raiva será neste sábado, 1º de setembro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, realizará a Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos no período de 28 de agosto a 02 de outubro de 2018. O *'DIA D' da campanha será no próximo sábado, 1º de setembro. A ação contará com 08 postos de vacinação oferecidos em diferentes endereços da cidade. Os postos funcionarão das 07h às 11h. O posto da vigilância sanitária funcionará diariamente realizando a vacinação durante todo o período da campanha.

#Saúde 16/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas realizará o dia D de vacinação contra poliomielite e o sarampo

O Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo acontece neste sábado, dia 18 de agosto. Todas as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade (ou seja: com até 4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as vacinas - mesmo as que já tenham sido vacinadas antes. Procure uma unidade de saúde e não se esqueça da caderneta. #VacinarÉProteger #prefeituradejardimdepiranhas #étempoderecomeçar

#Saúde 27/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas na campanha de vacinação contra a influenza.

Já está acontecendo em todo país a campanha de vacinação contra influenza. Pessoas com mais de 60 anos; doentes crônicos; gestantes; mães no pós-parto; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pacientes com condições especiais; professores e profissionais de saúde: vocês estão escalados para o time que vai vencer a gripe.

A vacina contra gripe é segura e reduz complicações da doença, internações e, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no hemisfério sul: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

O município de Jardim de Piranhas conta com 5 postos na zona urbana. A zona rural está sendo atendida pelos ACS que estão percorrendo todas as áreas, vacinando a população dos grupos prioritários.

A campanha segue até o dia 1º de junho, então não perca tempo. Compareça ao posto de saúde mais próximo a sua casa portando caderneta de vacina e previna-se!

#Saúde 22/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas diz NÃO ao mosquito transmissor da DENGUE

Converse com seus vizinhos, siga essas orientações e juntos vamos acabar com o Aedes Aegypti:

1) Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta

2) Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água

3) Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

4) Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

5) Pneus velhos devem ser mantidos em lugares cobertos para não acumular água de chuva

6) Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água.

7) Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada

8) Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.

9) Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

#Saúde 06/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas recebe UTI móvel para a Saúde

O prefeito Elídio Queiroz recebeu nesta terça-feira, 6, das mãos do deputado Nélter Queiroz, uma ambulância equipada com UTI para ampliar o serviço de atendimento à população. O veículo do tipo B, classificação atribuída pelo Ministério da Saúde, é destinado ao transporte pré e inter-hospitalar de pacientes com risco de vida.

Esta é a segunda ambulância destinada pelo deputado Nélter Queiroz ao município de Jardim de Piranhas. Um outro veículo, proveniente de emenda parlamentar, deve ser entregue ainda neste mês. O prefeito Elídio Queiroz agradeceu o apoio do deputado e reforçou seu compromisso com a Saúde. "Jardim tem se destacado na saúde, graças aos nossos esforços em garantir o financiamento justo do sistema e conquistar novos equipamentos por meio de parcerias, como esta", completou.

#Saúde 02/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas avança na construção do Plano Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas encerra nesta sexta-feira, 2, no Telecentro, a 1ª oficina para a construção do Plano Municipal de Saúde, quadriênio 2018-2021. O plano é um guia que descreve as prioridades e o planejamento da gestão para a área nos próximos quatro anos. A iniciativa precisa ser analisada e aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde.

Para a discussão, a gestão convidou, além dos conselheiros, dois profissionais de cada equipamento do município. A ideia é extrair deles um diagnóstico mais próximo da realidade, possibilitando a organização de ideias e proposição de ações futuras. A Prefeitura de Jardim de Piranhas é destaque no Estado na saúde, graças ao compromisso da gestão e das equipes de trabalho.

#Saúde 05/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aplicativo agiliza dados da saúde comunitária de Jardim de Piranhas

A Secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas realizou nesta segunda-feira, 4, oficina de implantação do sistema "e-SUS AB Território", desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser utilizado no processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Cada um dos 33 profissionais desta área receberam um tablete com o sistema, além de um treinamento básicos de como utilizá-lo.

A capacitação, ministrada na Escola Municipal Maria Cruz, discutiu com os Agentes sobre o planejamento de expansão da Atenção Básica local, ofereceu noções básicas de informática para os profissionais e realizou simulação de cadastro para ajudar com a nova ferramenta. "Foi um evento de grande valia, uma vez que este mecanismo facilita a vida dos Agentes e melhora o ritmo de informações de nosso sistema de saúde", disse o prefeito Elídio Queiroz.

A aquisição e instalação do aplicativo "e-SUS AB Território" cumpre mais uma fase do processo de informatização do sistema de saúde de Jardim de Piranhas, que prevê também a conectividade nas Unidades Básicas de Saúde. O aplicativo visa principalmente eliminar as fichas de papel e garantir o recolhimento de informações atualizadas em tempo real. "Com isso, a Secretaria de Saúde terá subsídio para fazer um planejamento mais real de suas ações. Isso representa mais agilidade nos processos, transparência e melhor aplicação do dinheiro da Saúde", complementou o prefeito.

#Saúde 25/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas investe quase o dobro do preconizado em Saúde

O município de Jardim de Piranhas investe atualmente 28% do que é previsto em Saúde. O número é praticamente o dobro preconizado pelo Ministério da Saúde que estipula 15% de coparticipação das gestões municipais para manter funcionando o sistema.

Os dados, referentes ao segundo quadrimestre de 2017, foram apresentados nesta sexta-feira, 23, durante audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde atendendo a lei 142/2012. Antes de chegar à Câmara, o relatório foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, atendendo aos ritos da legislação municipal.

Durante a apresentação, foi realizada a prestação de contas de tudo o que foi produzido e ofertado pelo município neste período, desde os procedimentos ambulatoriais, até os hospitalares. Também foi discutida a fragmentação da saúde, devido à pouca cooperação do Estado e os baixos repasses federais, o que obriga o município investir acima do que está previsto em lei.

Um dado importante mostrado durante a audiência é que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1% da população de Jardim de Piranhas tem plano de saúde particular. Isso mostra a importância da saúde pública municipal, e comprova a sua eficiência graças à preocupação da atual gestão, bem como o desempenho das equipes e profissionais em exercício.

#Saúde 10/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de saúde entrega kits aos agentes comunitários de saúde do município.

Hoje, sexta-feira, a secretária de saúde do município, Daisy Queiroz, realizou mais uma entrega de kits (bolsa, camisa, calça, tênis e protetor solar) aos Agentes Comunitários de Saúde do município.

#Saúde 01/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caminhada encerra Outubro Rosa em Jardim de Piranhas

Piranhas para registrarem o encerramento da campanha do Outubro Rosa, data de lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.

Assim como na abertura da campanha, caminhada simbólica organizada pela Estratégia Saúde da Família, teve como objetivo destacar a importância da atividade física, do cuidado com o corpo e da responsabilidade de estar sempre realizando consultas periódicas e o autoexame.

Apesar da campanha, das muitas informações e de ser tratável, o câncer de mama é o que mais matam mulheres no mundo.

#Saúde 23/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Curso capacita enfermeiros e técnicos em enfermagem de Jardim de Piranhas

A prefeitura de Jardim de Piranhas está oferecendo o curso de Procedimentos Técnicos em Sala de Vacina, com objetivo de capacitar os profissionais sobre o calendário básico de vacinação preconizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A iniciativa tem duração de 40h e atende a 15 alunos, dentre eles enfermeiros e técnicos em enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Durante o curso, os alunos são capacitados sobre o manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação, além de receberem orientações sobre as condutas a serem seguidas diante de uma reação adversa ou contraindicação dos imunobiológicos. Eles ainda têm a oportunidade de socializar sobre as principais inovações das vacinas de acordo com o Ministério da Saúde

O prefeito Elídio Queiroz, enfatiza que esta capacitação é de suma importância, pois estando os profissionais cada vez mais capacitados, podem oferecer um serviço de melhor qualidade para a população. "Jardim de Piranhas tem alcançado todas as metas de vacinação anualmente e isso é resultado do cuidado que nossa Estratégia Saúde da Família tem com nossa população, mas também com sua própria equipe que está sempre discutindo avanços e se capacitando", completou Elídio.

#Saúde 13/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caminhada Rosa marca início do Outubro Rosa em Jardim de Piranhas

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas lançou oficialmente nesta segunda-feira, 9, a campanha Outubro Rosa, com uma caminhada da praça Plínio Saldanha até a praça de Eventos Geocy Vale de Freitas, onde foi realizada uma série de atividades. O projeto Jardim em Movimento ofereceu aos participantes treinamento de crossfit e aula de ginástica. Os enfermeiros da ESF ministraram palestra e sessões de acupuntura para as participantes.

Durante todo este mês, a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio a Estratégia Saúde da Família (NASF) realizarão uma série de ações de assistência à saúde da mulher, voltada para o tema do mês, com foco na prevenção do câncer de mama e no colo do útero. As atividades serão oferecidas nas unidades de saúde e em outros espaços públicos conforme calendário que será divulgado no município.

#Saúde 09/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Teste do pezinho em domicílio é o novo serviço da saúde em Jardim de Piranhas

A Prefeitura de Jardim de Piranhas ampliou mais uma vez seus serviços de atendimento à saúde e decidiu levar o teste do pezinho até a casa das novas mamães na zona rural. O trabalho, desenvolvido pela Estratégia Saúde da Família 5, analisa ainda as condições de moradia, vínculo afetivo entre mãe e bebê, o umbigo, e realiza orientações sobre amamentação, higiene e cuidados com a saúde.

O objetivo desta proposta é evitar que as mães deixem de realizar o exame por estarem distante das unidades de saúde ou por desinteresse. Contudo, a atuação da equipe vai muito além e busca ampliar a segurança de saúde do município, prevenindo doenças, mortalidade materna e infantil.

De acordo com o enfermeiro da equipe, Juvenal Dantas, o teste do pezinho tem como objetivo detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido. "Pode ser realizado até 30 dias depois do nascimento, mas o adequado é que esse exame seja feito entre o terceiro e o quinto dia depois do parto. Em jardim, este serviço está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde", disse.

#Saúde 06/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais de 100 mães foram atendidas no Agosto Dourado, em Jardim de Piranhas

Quatro Unidades Básicas de Saúde encerraram nesta quinta-feira, 3, a Semana Municipal de Aleitamento Maternos em Jardim de Piranhas, dentro da programação do Agosto Doutrado. O trabalho iniciado na terça-feira, 1º, alcançou mais de 100 mães e puérperas com orientações, palestras e atendimento de saúde. Na próxima segunda, 7, a atividade será encerrada definitivamente neste ano, com a conclusão das atividades nas unidades dos bairros Santa Cecília e Emboca.

Nesta quinta, as mães jardinenses tiveram acesso a palestras sobre o aleitamento materno, cuidado com o recém-nascido, cuidados gerais da gestante com o bebê e direitos da lactante. Palestras neste sentido, que têm como objetivo assegurar a qualidade de vida das crianças e das mães, aconteceram durante os três dias da Semana do Aleitamento.

Para garantir que o evento fosse realizado com o máximo de excelência possível, a Prefeitura destinou uma grande equipe. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família (ESF) mobilizou odontólogos, enfermeiros, técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, assistente social, nutricionista, além de contar com importante parceria da Pastoral da Criança.

O aleitamento materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebé necessita para ser saudável, além disso, é um dos momentos que mais proporciona ligação emocional entre mãe e filho. Por isso, a preocupação com esta ação simples, mas que faz tanta diferença na vida das crianças, tem merecido tamanha atenção do poder público municipal de Jardim de Piranhas.

#Saúde 01/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas reforça importância do aleitamento materno

Começou nesta terça-feira, 1, a Semana Municipal de Aleitamento Materno, com uma programação que se estenderá até quinta-feira, 3. Nesta quarta-feira, 2, entre 8h e 10h da manhã, haverá rodas de conversas com as mães nas Unidades Básicas de Saúde, para discutir sobre a importância do aleitamento materno e cuidados com a higiene oral do bebê. Odontólogos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, Técnicos de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde estão à frente desta atividade.

Na quinta-feira, 3, haverá um café da manhã na Casa de Cultura, entre 8h e 10h, com orientações nutricionais e uma oficina sobre a importância do aleitamento materno e os cuidados com a criança de até os 6 meses de vida para orientações nutricionais. À frente deste momento estão a nutricionista do NASF, equipes da Estratégia Saúde da Família, líder da Pastoral da Criança e Agentes Comunitários de Saúde.

O aleitamento materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebé necessita para ser saudável, além disso, é um dos momentos que mais proporciona ligação emocional entre mãe e filho. Por isso, a preocupação com esta ação simples, mas que faz tanta diferença na vida das crianças.

#Saúde 25/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa reduz número de fumantes em Jardim de Piranhas

Levantamento realizado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em Jardim de Piranhas, no Seridó potiguar, observou que a maior causa de mortes no município está relacionada a problemas no aparelho respiratório, responsável também pelo surgimento ou agravamento de muitos problemas cardíacos da população. Parte disso está relacionada ao hábito de fumar.

Para combater este problema, a Prefeitura criou o projeto ‘Tabagismo é possível vencer', seguindo protocolo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, e tem alcançado resultados acima do esperado. Segundo a ESF, desde 2016, quando a ação foi iniciada, cerca de 60% dos participantes estão conseguindo deixar o cigarro.

De acordo com George Pereira, coordenador da Estratégia, três grupos já foram formados, com cerca de 50 participantes cada. "São pessoas comuns que se interessam pela discussão e se inscrevem no projeto, interessados em melhorar sua qualidade de vida", disse.

As pessoas ficam sabendo do projeto através dos Agentes de Saúde que informam a data das reuniões. Nos encontros, a coordenação, formada por um farmacêutico e um psicólogo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza a triagem através de um questionário que detecta o índice de dependência e a vontade do paciente de parar de fumar. O trabalho que dura em média três meses, continua com palestras, apresentação da metodologia, distribuição de adesivos para reposição de nicotina e oferta de tratamento psicológico para aqueles que precisam.

Mais de 150 pessoas já participaram das palestras. Dessas, 67 iniciaram o tratamento, sendo que mais de 70% chegaram até a última sessão. Dos que ficaram, aproximadamente 60% mantiveram a abstenção por mais de 60 dias, o que representa um grande avanço neste trabalho.

"Trabalhar com dependência química não é tarefa simples. O cigarro proporciona um grau de dependência semelhante ao de outras drogas como crack e heroína, contando com um adicional que dificulta o trabalho por se tratar de droga lícita", disse o farmacêutico Bernardo Bien, um dos responsáveis pela execução do projeto.

A dona de casa Geralda Gercina Maia, 57, fumou por mais de 30 anos, mas está conseguindo se livrar do vício graças ao projeto. "Eu tinha muita vontade de deixar, mas não conseguia. Depois de uns dois meses acompanhando as palestras, parei de fumar e agora já se passaram cinco meses. Ainda sinto vontade, mas não quero mais", disse.

Ana Lúcia de Araújo, 50, foi outra que fumou uma carteira de cigarros por dia durante 30 anos. Tentou parar diversas vezes, mas sempre reincidia. "Tentei me encaixar em um grupo de Caicó, mas não fui aceito. Quando soube desse trabalho aqui em Jardim, corri para me inscrever e já faz seis meses que não fumo. Depois do tratamento, ainda senti vontade de fumar, mas resisti e hoje não sinto mais falta", completou.

Para a secretária de Saúde de Jardim de Piranhas, Dayse Queiroz, esse é um trabalho muito importante, mas bem difícil, porque exige muito esforço da parte daqueles que procuram ajuda. "Alguns desistem, mas aqueles que realmente querem parar de fumar estão conseguindo graças à sua força de vontade", explicou.

#Saúde 22/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Marcha dos Idosos fortalece festa de Santana, em Caicó

O Grupo de Idosos de Jardim de Piranhas voltou a chamar atenção durante a festa de Santana, padroeira de Caicó. Pelo menos 120 integrantes estiveram em mais uma edição da Marcha dos Idosos, formada também por caravanas de outros municípios. A atividade faz parte do calendário do grupo assistido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Devotos do catolicismo, esses jovens da terceira idade aproveitam o evento para fortalecer a fé e mostrar à comunidade que ainda possuem vigor e disposição de participar e contribuir com as atividades sociais, religiosas e culturais da região. Segurando uma faixa de identificação da caravana, os idosos saíram da Praça José Augusto e seguiram até a catedral de Santana e lá assistiram a uma missa. De lá, foram para a Ilha de Santana, onde foram recepcionados com forró, brincadeiras e diversas outras atividades.

#Saúde 19/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas discute fortalecimento do SUAS

Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS, esse foi o tema da 11ª Conferência de Assistência Social de Jardim de Piranhas, realizada nesta terça-feira, 18, com a presença de autoridades, população assistida e sociedade em geral. O momento faz parte do calendário anual de discussão da área e tem, entre seus objetivos, a intenção de preparar a participação do município para a Conferência Nacional que será realizada entre 5 a 8 de dezembro, em Brasília/DF.

O encontro colocou em discussão quatro eixos centrais: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Jardim de Piranhas há muito vem se destacando nesta área, realizando um trabalho que valoriza as famílias em seus vários aspectos, sobretudo na promoção da autoestima, qualificação e profissionalização. Prova disso é que a secretária Cristieli Queiroz integra hoje os quadros do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).

#Saúde 12/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas participa da 1ª Conferência da Saúde da Mulher

presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas, Irismar de Souza, participou em Natal da Primeira Conferência Estadual da Saúde da Mulher, que aconteceu entre segunda-feira, 10, e hoje, 12. Ela foi escolhida na confêrencia regional de currais novos como delegada para representar todos os trabalhadores de saúde da região do Seridó.

O evento de Natal, teve como tema central "Saúde da Mulher: desafios para Integralidade com Equidade" e como eixos a serem trabalhados I - O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II - O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III - Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e IV - Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

O objetivo da conferência foi propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e efetivar o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) visando à saúde das mulheres

#Saúde 08/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realizou uma atualização no calendário vacinal em Jardim de Piranhas

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Coordenação da Atenção Básica de Jardim de Piranhas, realizou nessa sexta dia 07 de julho uma atualização no calendário vacinal para usuários adultos e crianças desse município. Na oportunidade se fizeram presentes os profissionais das unidades de saúde, técnicos de enfermagem, vacinadores e enfermeiros da estratégia, onde foram tratados também assuntos relacionados ao processo de organização de trabalho e funcionamento das unidades, no intuito de melhorar cada vez mais o acesso e a qualidade dos usuários do município.

#Saúde 17/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Monitoramento garante qualidade na saúde de Jardim de Piranhas

A coordenação da Estratégia Saúde da Família da Prefeitura de Jardim de Piranhas realizou nesta semana mais uma reunião de monitoramento do PMAQ. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica tem como objetivo estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família.

O tema dessa vez foi Saúde Bucal. Representantes das seis equipes da Estratégia discutiram sobre a cobertura de acesso à odontologia, qualidade dos tratamentos concluídos, média de atendimentos de urgência, entre outros pontos. Cada equipe possui planilhas que permitem analisar a média de serviço realizados e assegurar melhoria no atendimento geral da população.

Para o coordenador George Pereira, estes encontros são a garantia da qualidade do serviço ofertado na saúde de Jardim de Piranhas. "Na hora que você monitora, você garante a qualidade dos serviços, confere a demanda e fortalece a atenção primária, garantindo cobertura global", completou.

#Saúde 07/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas vacina mais de 91% contra a gripe

A Prefeitura de Jardim de Piranhas alcançou a meta da vacina contra a gripe (influenza) preconizada pelo Ministério da Saúde, atingindo mais de 91% do público alvo. Mas a vacinação continua, agora para atender aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.

De modo geral, 91,71% do público estimado recebeu a vacina em Jardim, um dos poucos no Estado a alcançar este índice. Os profissionais da saúde foram os que mais procuraram os postos, sendo atingido mais de 100% da meta de vacinação. Em seguida aparecem os idosos com 94% do resultado esperado.

Também foram vacinadas 90% das puérperas (mães de até 45 dias após o parto), 88% das crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e 58% das gestantes.

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação da Atenção Básica é resultado de muito esforço e organização. Isso tem garantido que todas as metas de vacinação e outros serviços sejam alcançados no município.

#Saúde 27/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Gestantes beneficiárias do Bolsa Família recebem repelentes em Jardim de Piranhas

A secretaria municipal de saúde de Jardim de Piranhas entregou nesta quarta feira dia 24, a segunda remessa dos repelentes as gestantes beneficiadas no Programa Bolsa Família no município. De acordo com a especificação do Ministério da Saúde, o produto está acondicionado em frascos de 200 ml, oferecendo 10 hs de proteção após a aplicação. Ainda segundo o órgão, o repelente protege contra os mosquitos Aedes aegypti, Culex (pernilongo).

A entrega é gratuita e restrita as gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família, para quem ainda não recebeu pode fazer a retirada do seu repelente na sede da secretaria de saúde.

#Saúde 14/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas realiza o dia D de vacinação

O município de Jardim de Piranhas realizou neste sábado (13) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

O prefeito Elídio Queiroz reforça a população para marcar presença nos postos de vacinação até as 16h para ficarem imunizados contra a doença.

#Saúde 20/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Segunda é dia de vacinação contra a gripe para os idosos de Jardim de Piranhas

Com perspectiva de imunizar 80% da população de Jardim de Piranhas, começa na próxima segunda-feira (24) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para os idosos. A vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

O prefeito Elídio Queiroz reforça a população para marcar presença nos postos de vacinação para ficarem imunizados contra a doença.

#Saúde 29/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prédio do CRAS em Jardim de Piranhas passa por reforma, atividades voltarão em breve

A prefeitura de Jardim de Piranhas através da Secretaria de Assistência Social está realizando essa semana alguns reparos e pinturas no prédio onde está localizado o CRAS. Apesar dos transtornos por não estarem sendo ofertados os serviços, na próxima semana reabrirá com outra cara. A obra só terá conclusão no dia 09 de março, após os serviços realizados serão retomadas as atividades.

#Saúde 28/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Jardim de Piranhas oferece curso para gestantes

A coordenação do CRAS juntamente com os profissionais do NASF e da Educação, através do II Grupo de Gestantes, estão abrindo inscrições para oficinas de trufas, pintura em fraldas, forminhas para doces e lembrancinhas. O curso é aberto a todas as gestantes participantes do grupo, as vagas são limitadas.

As inscrições estão sendo feitas gratuitamente nos postos de saúde, com os agentes de saúde e no próprio CRAS. As gestantes que possuem o Cadastro Único terão prioridade. O grupo de gestantes inicia no dia 05 de abril, as 7:30hs no CRAS.

#Saúde 27/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe do NASF de Jardim de Piranhas divulgou campanha contra o álcool e drogas

A equipe no NASF de Jardim de Piranhas esteve hoje (27) na FM Vale do Piranhas divulgando a campanha Março Cinza, que visa combater o álcool e outras drogas. A programação vai até o dia 03 de abril, até algumas ações serão realizadas, entre elas está visitas a fabricas da indústria têxtil, bares e haverá também um torneio de futebol entre os servidores municipais.

Segundo George Pereira, será criado um grupo de apoio as pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, na tentativa de orientar os perigos causados pelas drogas.

A secretaria de saúde do município tem realizado constantemente campanhas visando combater alguns problemas da sociedade.

#Saúde 21/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CRAS retoma trabalho com idosos de Jardim de Piranhas

A Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) de Jardim de Piranhas retomou na manhã desta terça feira (21) os trabalhos com os idosos. O diácono Bolinha concedeu uma benção para o retorno das atividades.

Na oportunidade foi apresentado para os jovens da terceira idade a nova secretária Assistência Social, Cristiele Queiroz, em suas palavras ela agradeceu a todos os presentes, e se prontificou de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela sua mãe, Cristina Aurea.

Como é tradição o carnaval dos idosos vai acontecer nesta quarta feira (22), a concentração acontece na praça Plinio Saldanha as 17hs e logo em seguida o grupo segue para o Clube Atlético Piranhas - CAP.

#Saúde 14/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Jardim de Piranhas intensifica trabalho de prevenção contra DSTs

Com o tema Fevereiro Colorido os postos de saúde de Jardim de Piranhas estarão fazendo um trabalho educativo de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Nesta segunda feira (13) profissionais da saúde estiveram na Rádio Vale do Piranhas divulgando a campanha que se estenderá até o dia 22 de fevereiro.

Para o prefeito Elídio Queiroz a ação é de suma importância, visto que quando todas as medidas preventivas são adotadas, a chance de transmissão cai consideravelmente. "Nosso governo tem fortalecido diversas ações para que a prevenção se torne um hábito na vida dos jovens", destacou Elídio.

#Saúde 26/01/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Confira a programação completa da campanha Janeiro Branco
#Saúde 21/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas vivencia campanha do Novembro Azul

O município de Jardim de Piranhas iniciou nesta segunda-feira (21) as mobilizações da campanha do Novembro Azul. Pela Manhã aconteceu mesa redonda na Rádio Vale do Piranhas FM que tratou sobre a prevenção do Câncer de Próstata, PSA, exame de toque com as explicações do doutor Abel Nogueira, além do coordenador da Atenção Básica do município George Pereira.

Também ocorreram exames de glicemia, aferição de pressão arterial e antropometria para os homens que compareceram às Unidades Básicas de Saúde. Logo mais à noite, a partir das 18h, haverá palestra que tratará das consequências do uso do tabaco à impotência sexual, dada pelo psicólogo Carlos Fonseca no Atlético Clube Piranhas - CAP.

Para amanhã, a programação alerta para palestras nas Unidades Básicas de Saúde sobre Saúde do Homem e realização de testes rápidos de HIV, Hepatite C e Sífilis. Para o prefeito Elídio Queiroz a campanha é de suma importância, já que tem o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e visando a diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta, e tem como base é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

#Saúde 16/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas realiza ações do mês vermelho

A secretaria de Saúde do Município de Jardim de Piranhas realiza ações do Dezembro Vermelho, campanha alusiva a prevenção contra a AIDS. A abertura da Campanha ocorreu nesta quarta-feira (21) com debate ao tema através da Rádio Vale FM, além de palestra nas Unidades Básicas de Saúde com o tema: "Com Tratamento a Vida será mais forte que a AIDS".

As atividades encerram nesta quinta-feira (22) com uma blitz educativa, realização de testes rápidos de HIV, exames de glicemia, aferição de pressão arterial e entrega de materiais educativos. Na campanha, várias pessoas usam um laço vermelho como uma forma de lembrar todas as pessoas que sofrem e morrem em decorrência da doença.

#Saúde 24/11/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Outubro Rosa foi lançada em Jardim de Piranhas

Foi lançada nesta segunda feira 24, a campanha outubro rosa em Jardim de Piranhas, o médico Dr. Abel Nogueira e o coordenador da atenção básica George Pereira estiveram na rádio Vale do Piranhas FM falando da campanha e seus benefícios para a população jardinense.

Durante toda a manhã desta segunda feira (24) serão realizados auto exames de mama nas unidades básicas de saúde do município. As 18hs tem distribuição de panfletos informativos para população e as 18:30hs tem uma palestra com o Dr. Marcos Montenegro na praça da igreja.

#Saúde 19/11/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ações da campanha Novembro Azul serão realizadas em Jardim de Piranhas na próxima semana. Confira abaixo a programação completa (zona urbana e rural)
#Saúde 04/11/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CRAS realiza dia da Beleza com os idosos do Grupo Reencontro de Jardim de Piranhas

Cerca de 200 idosos estiveram participando nesta quinta-feira (03) da atividade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) alusiva ao dia do cabeleireiro. Escovas, cortes e outros serviços foram ofertados ao grupo Reencontro que tiveram um dia de beleza, melhorando a auto-estima da terceira idade.

Para a cabeleireira Daniela Ribeiro, este é um momento de compartilhar e também de dar atenção para os idosos. "Eu acho muito importante em poder participar de uma ação como esta, porque a gente vê o sorriso no rosto deles, compartilhar a felicidade deles. Sempre que me chamarem, venho participar", comentou.

O prefeito Elídio Queiroz tem um carinho particular pelo grupo de idosos que realiza várias atividades dentro da semana. Segundo Elídio a ação resgata a valorização e a autoestima, despertando nos participantes a aproximação com suas emoções e o reconhecimento de cada uma. Além disso, os encontros promovem a integração e a socialização entre as pessoas do grupo, pela melhoria da qualidade de vida. Participaram da atividade como parceiros o Salão Estilus de Deta, Salão Vanessa Cunha, Salão de Daniele Ribeiro e Muriele.

#Saúde 22/10/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jardim de Piranhas realiza semana de prevenção ao câncer de mama
#Saúde 20/10/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas realiza palestra sobre tabagismo e cria grupo de apoio as pessoas que desejam

A Prefeitura de Jardim de Piranhas, através da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), realizaram nesta quarta-feira (19), no clube CAP, a palestra "histórico do tabagismo", que contou com dois profissionais do NASF, o farmacêutico Bernardo Bien e o Psicólogo Carlos Eugênio. Os trabalhos foram abertos pela aplicação de um questionário pelos Agentes Comunitários de Saúde-(ACS) aos presentes, com o intuito de se elaborar um diagnóstico dos fumantes do município.

Além de cerca de 150 pessoas de todos os bairros do Município, prestigiaram o evento a Secretária Municipal de Saúde Daisy Queiroz e o Coordenador da Atenção Básica , George Pereira.

Quanto ao Tabagismo, o Farmacêutico foi muito objetivo em suas afirmações, realizando uma retrospectiva do tabaco. Ressaltou também a importância da conscientização contra o uso de cigarros e falou sobre o perigo que o tabagismo oferece à saúde dos fumantes ativos e passivos. O profissional comentou ainda que a partir daquele evento seria formada em Jardim de Piranhas pela Secretaria Municipal de Saúde, um grupo intitulado "Tabagismo é possível vencer" no intuito de ajudar aqueles que queiram parar de fumar.Será ofertada toda a medicação e acompanhamento do tratamento gratuito e que a vontade de parar de fumar é o primeiro passo para o sucesso do tratamento.

O tabagismo apresenta-se como um sério problema de saúde na atualidade e requer uma abordagem terapêutica interdisciplinar. O Brasil é um dos Principais produtores e exportadores de tabaco no mundo. O cigarro causa mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. Um terço das mortes por câncer são ocasionadas pelo uso de cigarros.

#Saúde 27/06/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Elídio vai entregar a população de Jardim de Piranhas novo Centro de Saúde

A população de Jardim de Piranhas passará a contar nos próximos dias com mais um equipamento de Saúde. Trata-se do Centro de Saúde (ESF1) que passou por um processo de reforma e ampliação para melhor atender a população do município.

Esta é apenas uma das várias obras que serão entregues à população na próxima sexta-feira (01) pelo prefeito Elídio Queiroz e o governador Robinson Faria que não tem medido esforços para melhorar a vida do cidadão jardinense.

Desde o primeiro dia do mandato que Elídio vem cumprindo o compromisso com a população de melhorar a qualidade de vida da população. Saúde, Habitação, Educação e Segurança são apenas alguns dos diversos setores que ganharam outro sentido depois da sua gestão. A prova está nos diversos projetos implementados e ainda na solução de problemas que não eram resolvidos há dezenas de anos.

#Saúde 03/06/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Elídio busca melhorias para a saúde de Jardim de Piranhas

O prefeito Elidio Queiroz esteve em audiência com a secretária estadual de saúde, Dra. Eulália Albuquerque e o governador em exercício Fábio Dantas, para tentar conseguir recursos para a Saúde do município de Jardim de Piranhas. Elídio tentou viabilizar o custeio e manutenção do Hospital Geral Francisca Pereira Mariz, além de solicitar junto a SESAP, viaturas e mais medicamentos.

Acompanharam Elidio a secretária municipal de saúde, Dayse Queiroz, o coordenador da atenção básica George Pereira e o secretário de obras João Dutra.

Elidio deixou o gabinete da secretária bastante animado. "Fiquei muito feliz com nossa conversa, se a Sesap conseguir o que solicitamos para Jardim de Piranhas, as pessoas terão ainda mais qualidade na saúde do município". Disse Elidio Queiroz.

#Saúde 30/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sábado é Dia D de vacinação em Jardim de Piranhas

O município de Jardim de Piranhas também vivencia neste sábado (30) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

O prefeito Elídio Queiroz pede para que as famílias compareçam aos postos de vacinação para ficarem imunizados contra a doença considerada de risco para complicações por gripe. A meta é atingir 80% da população jardinense.

#Saúde 25/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de vacinação em Jardim de Piranhas começa nesta terça

Com perspectiva de imunizar 80% da população de Jardim de Piranhas, começa nesta terça-feira (26) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O ponta pé da campanha será no auditório da Secretaria de Agricultura, durante o encontro dos idosos. O Dia D da campanha acontecerá no próximo sábado (30) onde todos os postos de Saúde estarão abertos para a culminância da imunização, além de uma grande tenda situada em frente a Praça Plínio Saldanha.

A vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. O prefeito Elídio Queiroz reforça a população para marcar presença nos postos de vacinação para ficarem imunizados contra a doença.

#Saúde 06/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Administração de Elidio Queiroz viabiliza ações do Saúde na Escola em Jardim de Piranhas

Alunos da Escola Maria Cruz de Medeiros do município e Jardim de Piranhas receberam o programa Saúde na Escola. Viabilizado através da Prefeitura de Jardim Piranhas em parceria com a Secretaria de Saúde o programa visa atender todos os alunos da referida instituição de ensino com diversos serviços dos profissionais do NASF e ESF.

A ação vai permanecer na escola durante toda a semana e se estenderá nos próximos meses as outras escolas do município.

#Saúde 14/03/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Alunos da E.E.A.C. de Jardim de Piranhas receberão palestra sobre o Aedes aegypti

Nesta segunda feira 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas vai realizar uma palestra na Escola Estadual Amaro Cavalcanti as 7:30, alertando os alunos sobre os perigos que o mosquito Aedes aegypti pode causar e como evitar a proliferação desse mosquito. Após a palestra haverá um mutirão de limpeza realizado pelos alunos da Escola Amaro Cavalcanti e Agentes de Crédito do Crediamigo do BNB Caicó em torno da escola, o mutirão será finalizado na Praça Plinio Saldanha com exibição de cartazes.

O mosquito Aedes aegypti pode causar três doenças, Dengue, Chikungunya e Zika Virus, essa ultima tem sido a principal causadora de microcefalia nos bebês. Faça sua parte e colabore com essa campanha.

#Saúde 10/03/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da saúde de Jardim de Piranhas realizam campanha nas escolas sobre o Aedes aegypti

A secretaria municipal de saúde de Jardim de Piranhas por meio da coordenação da atenção básica, juntamente com os agentes de combate as endemias, enfermeiros dos Esf's e agentes comunitários de saúde, está participando da Semana Nacional Saúde na Escola, esse ano a campanha traz o tema: Comunidade escolar unida contra o Aedes aegypti.

Na terça feira 08, os profissionais estiveram nas escolas Evanildo Mariano, Maria de Nazaré e Creche Santa Mônica. Na quarta feira 09, foi a vez das escolas Marinheiro Saldanha e Walfredo Gurgel. Nesta quinta feira dia 10, a escola Maria Cruz de Medeiros vai receber toda a comitiva da saúde.

A programação será encerrada na sexta feira dia 11, nas escolas do município com a exposição e apresentações de cartazes falando da Dengue, Zika e Chikungunya, que foram confeccionados pelos alunos que receberam as palestras durante toda a semana.

#Saúde 08/03/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CRAS e SEMTHAS homenagearão as mulheres nesta terça feira em Jardim de Piranhas.

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS e Secretaria Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social - SEMTHAS de Jardim de Piranhas vai realizar nesta terça feira 08, uma homenagem a todas as mulheres do município pela passagem do dia internacional da mulher, a solenidade acontecerá as 18:30hs no auditório da secretaria de agricultura que fica no centro da cidade, todas as mulheres podem participar.

#Saúde 01/12/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ministério da Saúde, através da SMS, orienta às gestantes sobre os casos de microcefalia

O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. Por isso, é fundamental que as famílias se mobilizem no combate ao Aedes aegypti.

As investigações sobre o tema vão continuar para esclarecer como se dá a transmissão, sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Inicialmente, acredita-se que o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

#Saúde 17/08/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Começou a campanha de vacinação contra Pólio em Jardim de Piranhas

De 15 a 31 de agosto o compromisso principal dos pais será de levar seu filho de seis meses a 5 anos para tomar a vacina contra a poliomielite — a paralisia infantil. A ampanha pretende imunizar em Jardim de Piranhas 95% das mais de 840 crianças enquadradas na faixa etária. As doses serão aplicadas em postos de vacinação fixos e móveis.

A administração do prefeito Elídio Queiroz tem se empenhado bastante para alcançar cada vez mais melhorias e avanços na Saúde. Em 2013 por exemplo, a Secretaria de Saúde protegeu 97,26% do público-alvo. No ano passado o alcance foi de 98% e este ano a meta deve ser mais uma vez superada. A vacina é a única forma de prevenção, já que não existe tratamento para a doença.

A secretária de Saúde do município Jeane Regis adianta que a imunização é recomendada inclusive para crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite e diarreia. Crianças com febre acima de 38°C ou com hipersensibilidade a alguns dos componentes da fórmula devem consultar um médico para avaliar se a vacina é recomendada.

Durante a campanha também serão ofertadas outras vacinas do calendário básico de vacinação da criança: hepatites A e B, febre amarela, meningite, rotavírus, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e catapora), penta viral (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite b) e BCG.

A Campanha Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal também vai avaliar o cartão de vacinação das crianças para que sejam atualizados conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Secretaria Estadual da Saúde aconselha que os responsáveis não esqueçam de levá-lo junto para que profissionais de saúde possam alertar sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.

#Saúde 02/08/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Elídio busca parceria junto ao Governo para melhorar a Saúde de Jardim de Piranhas

O prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz esteve visitando o Hospital Francisca Pereira Mariz nesta sexta-feira (31) ao lado do governador Robinson Faria, Ricardo Lagreca - secretário estadual de Saúde, dentre outras lideranças locais.

Na visita, o governador recebeu das mãos da diretora do Hospital, Maria de Fátima (Lilia), uma carta de solicitações de melhorias para aquela Casa de Saúde, como um convênio para o custeio e manutenção da unidade, além da aquisição de dois veículos e a doação de equipamentos para o centro cirúrgico, já que as gestantes enfrentam uma verdadeira maratona de deslocamento para poder dar a luz ao seu bebê, tendo muitas vezes que ser transferida para outros municípios.

A vinda do governador à Jardim de Piranhas faz parte de um cronograma de visitas onde ele e sua equipe vem conferindo in loco a situação dos Hospitais, o cumprimento das escalas de plantão e dos demais profissionais de saúde, o abastecimento das farmácias dos hospitais, os atendimentos, dentre outros pontos ligados ao setor.

Na avaliação de Elídio, a visita do governador foi de suma importância para os jardinenses, já que ele está sensível à situação da Saúde estadual e com certeza será parceiro da administração melhorando ainda mais a qualidade de vida da população.

www.jardimdepiranhas.rn.gov.br
Emitido dia 23/04/2024 às 16:33:20